Sete acidentes marcam final de semana nas rodovias federais do Oeste baiano.


O final de semana na região Oeste da Bahia foi marcado por sete acidentes com três vítimas fatais. Em pelo menos três deles o consumo de álcool foi o responsável pelo acidente.

Seguindo a ordem cronológica, o primeiro a ocorrer foi uma colisão traseira causada por um motorista embriagado. A batida aconteceu por volta das 20h40 de sexta, dia 20, nas proximidades do Posto Macaúbense, sentido Barreiras/Luís Eduardo Magalhães.

O engenheiro Dejaci Brandão Maracaja, 58 anos, motorista de um pálio Weekend, dirigia embriagado e colidiu contra a traseira de um caminhão. A Polícia Rodoviária Federal realizou o teste do etilômetro e registrou 0,85 mililitro de álcool por ar expirado. O motorista foi preso e conduzido para o Complexo Policial de Barreiras, sendo liberado após pagar fiança.

O segundo acidente aconteceu em torno das 22h50, também de sexta, próximo ao povoado Lagoa de Oscar, município de Cristópolis. De acordo com a PRF, o pedestre Manoel Antonio de Macedo, 69 anos, estaria caminhando embriagado no meio da BR 242 quando foi atropelado por um ônibus da Real Expresso que fazia linha entre Barreiras e Salvador. O pedestre morreu na hora e teve o corpo dilacerado pelo ônibus.

Nas primeiras horas do dia 21, por volta das 06h, uma ultrapassagem indevida deixou o saldo de duas pessoas gravemente feridas. O acidente ocorreu no Km 174 da BR 020, próximo ao povoado de Novo Paraná, em Luís Eduardo Magalhães e envolveu dois veículos Fiat.

Julio Reinaldo Prates de Fraga, 45 anos, condutor do veículo Pálio de placa JQZ 7354, de Angical/BA, ao tentar uma ultrapassagem em local indevido, colidiu frontalmente contra um Pálio Weekend de placa CLM 8871 de Santo André/SP. Na batida duas caronas ficaram gravemente feridos, inclusive, Poliana Ferreira de Souza, 25 anos, passageira do Weekend, ficou presa nas ferragens e só foi retirada com a chegada dos bombeiros. Poliana foi socorrida em estado grave para o Hospital do Oeste em Barreiras. Márcia Aparecida de Souza, 29 anos, passageira do Pálio que causou acidente, também teve ferimentos graves e foi socorrida para a unidade de saúde da Maternidade Municipal Gileno de Sá, em Luís Eduardo Magalhães.

Capotamentos - Dois capotamentos com saída de pista ocorreram na manhã de sábado, dia 21. No primeiro, no Km 80 da BR 020, próximo ao trevo de São Domingos, o capotamento foi de um Pólo Sedan com placa de NGN 2755, de Brasília/DF. Os quatro ocupantes saíram ilesos.

No segundo, ocorreu em torno das 10h, no Km 80 da BR 135, sentido Bahia/Piauí, no entroncamento com a BA 451. A PRF foi até o local e encontrou apenas um veículo Gol de placa JGM-3166, também de Brasília/DF. Até o momento não há informações de vítimas.

Colisão frontal com morte - O acidente mais grave do final de semana aconteceu no dia 21, por volta das 22h, no KM 86 da BR 020, também próximo ao trevo de São Domingos, quando uma moto colidiu frontalmente contra uma carreta.

Para a PRF, o consumo de álcool foi o responsável pelo acidente. O condutor da motocicleta de placa NYL-1902, Edson de Souza de Jesus, de 25 anos, pilotava embriagado quando colidiu contra uma carreta de placa NJW-9214 de Tangará da Serra/MT, conduzida por João Bernini. De acordo com informações policiais, o motorista da carreta ainda tentou evitar a batida jogando para o acostamento. O carona da moto, Uemerson Dias da Conceição, 13 anos, primo de Edson, também morreu no local. O motorista da carreta não teve ferimentos e foi conduzido para a delegacia onde prestou depoimento.

Um acidente e dois registros - O último acidente ocorreu na noite de ontem, 22, na BR 135, nas proximidades da Faculdade São Francisco de Barreiras, quando um Corsa, de placa BIA-7615, conduzido por Adriano Cordeiro de Magalhães, colidiu lateralmente contra uma moto. Com a batida a carona da moto caiu no asfalto e para evitar passar por cima, o motorista jogou para a contramão e atropelou duas pessoas que caminhavam pelo acostamento. Ficaram gravemente feridos os pedestres Joseane Pereira de Liro e Jilvani Rodrigues da Silva. Ambos foram socorridos para o Hospital do Oeste. O condutor da moto se evadiu do local do acidente deixando para trás a carona que teve ferimentos leves.



Texto Eduardo Lena | Fotos blog do Sigi Vilares.

SIGA O BARREIRAS NOTICIAS NO FACEBOOK