Café do Oeste da Bahia busca reconhecimento. - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Café do Oeste da Bahia busca reconhecimento.

 
Para um produto ser reconhecido é preciso divulgar seus atributos. Partindo deste princípio, a Abacafé - Associação dos Produtores de Café do Oeste da Bahia, juntamente com entidades do setor e consultorias especializadas, vem construindo um processo inédito na região Oeste da Bahia. É o trabalho para obtenção da Indicação Geográfica do Café da Região Oeste da Bahia.
Esta busca pelo reconhecimento da origem envolve a construção de um intenso projeto para que o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial conceda o título de Indicação de Procedência ao café produzido na região do cerrado da Bahia. O projeto foi viabilizado mediante participação do Ministério da Agricultura, por meio do Convênio nº 755097/2010. Com a marca do produto, a Abacafé buscará novo posicionamento de mercado para o café, uma vez que os importantes mercados internacionais buscam produtos com origens reconhecidas, destaca Glauber de Castro, presidente da entidade.
Por se tratar de uma certificação na produção, o processo da Indicação Geográfica garante padronização na forma de produzir o café, juntamente com a rastreabilidade do produto e do reconhecimento de uma região organizadas. Estes conceitos são valorizados pelos bons mercados, o que permitirá ampliar as exportações.
Considerando que a região comercializa no mercado internacional pelo menos a metade do que produz, o reconhecimento de origem ampliará mercados em termos de volumes, bem como qualificará o mercado, pois o produto passa a ter valor agregado, complementa Ronaldo Henrique, provador e responsável pela comercialização de café da Cooproeste - Cooperativa Agrícola do Oeste da Bahia.

Para apresentar o perfil da cafeicultura do Oeste da Bahia, com a poio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, nos dias 12 e 13 de março, a Abacafé estará coordenando um estande promocional no 13º Agrocafé em Salvador. O presidente da Abacafé Glauber de Castro e o Diretor da Cooproeste Antonio Assunção estarão proferindo palestras sobre as entidades e o setor regional, com as ações desenvolvidas na construção da Indicação Geográfica do café.



Ascom Abacafé.

Café do Oeste da Bahia busca reconhecimento. Café do Oeste da Bahia busca reconhecimento. Revisado by Barreiras Notícias on quarta-feira, fevereiro 29, 2012 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...