LEM
RIACHÃO DAS NEVES
Mundo: Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria. - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Mundo: Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria.

Dois jornalistas ocidentais morreram nesta quarta-feira na cidade rebelde síria de Homs, no centro do país, onde os bombardeios atingiram um centro de imprensa de opositores ao regime de Bashar Assad, no bairro de Baba Amr, anunciaram opositores do governo. "Pelo menos outros três jornalistas estrangeiros ficaram feridos", acrescentou o militante Omar Shaker em Baba Amr, contactado via Skype.

O jornal The Sunday Times, de Londres, afirmou que uma das jornalistas mortas é Marie Colvin, a única profissional britânica que havia conseguido entrar em Baba Amr. Marie foi ao ar na noite de terça-feira, relembrando como viu uma criança morrer depois que sua casa foi atingida por um bombardeio. "Um pedaço dos estilhaços atingiu o seu peito", contou. A outra vítima é o fotógrafo francês Remi Ochlik, de 28 anos. Sua morte foi confirmada pelo ministro de Relações Exteriores da França, Alain Juppé.

O francês Gilles Jacquier foi, em 11 de janeiro, o primeiro jornalista ocidental morto na Síria desde o início da revolta popular contra o regime de Assad há 10 meses. Jacquier morreu em Homs, epicentro dos protestos na Síria, durante uma viagem autorizada pelo regime, que restringe drasticamente os deslocamentos dos jornalistas no país. Nenhuma testemunha teve condições de afirmar se o obus que o matou foi disparado pelos rebeldes ou pelo Exército sírio.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 7.600 pessoas, a maioria civis, morreram em episódios de violência desde que explodiu a revolta na Síria em março de 2011. Entre as vítimas estavam 5.542 civis, 1.692 soldados e membros dos serviços de segurança e quase 400 desertores, afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

(Com agência France-Presse)

Mundo: Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria. Mundo: Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria. Reviewed by CM on quarta-feira, fevereiro 22, 2012 Rating: 5

Curta nossa Fan-Page