Oeste da Bahia: Parabéns Wanderley/BA pelos seus 27 anos de emancipação política.

Hoje, 25 de fevereiro de 2012, o município de Wanderley completa 27 anos de emancipação política tendo em vista que, em 25 de fevereiro de 1985 se emancipou politicamente do muncípio de Cotegipe, ao qual pertencia. HISTÓRIA DA CIDADE - O povoado surgiu por volta de 1930, com a aglomeração de três famílias que fixaram residência nos locais onde hoje estão situadas as ruas Isaias Silva, Tomarindo e Alto Paraíso. Inicialmente o povoado recebeu o nome de Canabrava. Algumas décadas depois, recebeu o nome de Wanderley, em homenagem ao chefe político da região, Senador João Wanderley, Barão de Cotegipe. CONHEÇA MAIS SOBRE O MUNICÍPIO DE WANDERLEY.

Wanderley foi distrito da cidade de Cotegipe até conquistar sua emancipação política em 25 de fevereiro de 1985, com uma população de 13.637 habitantes. Seu primeiro chefe foi o senhor João de Queiroz Rocha. As famílias Teixeira Brito e Pereira foram as primeiras a habitarem o local, tendo como primeiros professores José Martins de Souza e Dázio Câmara. A agricultura e a pecuária foram se desenvolvendo, aos poucos, e gerando renda para o município. O acesso ao local é feito por ônibus, carros, motos, caminhões, charretes e animais, pelas rodovias; por bimotor, ultraleve e asa delta quando pelas aerovias.

Gentílico:
wanderleense

População:
12.485 habitantes

CARACTERÍSTICAS:

Áreas naturais, como Cachoeira do Cipó, Gruta do Major, compõe o meio ambiente de Wanderley. As atividades econômicas mais importantes do município são a pecuária e a agricultura dos gêneros alimentícios como milho, feijão, arroz e farinha.

Clima:
Seco, sub-úmido e semi-árido
Temperatura Média:
35° C

COMO CHEGAR:

Pela BR 242 entrocamento da Lagoa do Oscar pegando a BA 839 que vai até Wanderley num percurso de 23 Km

Localização:
Extremo Oeste Baiano

Limites:
Barra, Cotegipe,Cristópolis, Brejolândia, Mansidão, Muquem do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho.

Distâncias:
Da Capital:
740 km

Outras:

TURISMO:
Principais Pontos Turísticos:
Encontro do rio Grande com o rio Preato, Gruta do Majó

EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Vaquejada - É um rodeio que acontece no mês de abril e dura três dias. Nesse período, o Parque São Sebastião é o palco de uma verdadeira festa. Vaqueiros, domadores, toureiros, locutores e peões amadores, ao lado de cantores sertanejos e country contagiam a multidão. O comércio de bebidas, artigo de épocas, doces e salgados prospera às margens do parque.

- Festas Juninas - Como o padroeiro da cidade é São João Batista e a cidade é composta, em sua maioria, por católicos, as festas juninas são bem vistas e apreciadas por toda a comunidade.

- Quadrilhas, forrós, pipocas, canjica, são destaques de manifestações culturais e comidas típicas, respectivamente.
- Festa do Milho - É a festa popular de maior destaque e amplitude. Uma tradição no calendário da festa da região oeste. A festa acontece nos últimos dias do mês de julho e dura normalmente entre quatro e nove dias

- Foi um evento idealizado por um agricultor chamado Victor Santana e acatado pelo governo municipal. O evento teve inicio em 1994 e a cada ano vem se expandindo e chamando a atenção de muitos turistas de todo o Brasil.A manifestação acontece na Praça do Milho, região central da cidade, num local arborizado.

- Em julho a cidade de Wanderley se transforma num verdadeiro cenário alegre, festivo e animado. Tudo isso garantido por shows de bandas, duplas e som mecânico ao ar livre.

Rádio FM de Wanderley.

SIGA O BARREIRAS NOTICIAS NO FACEBOOK