O que é HPV e Como Fazer o Diagnóstico?

O HPV, ou Human Papiloma Virus, é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Nos genitais existem duas formas de manifestação clínica.1. As verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e ânus.
2. Existe outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero. HPV Papiloma vírus humano HPV human papiloma virus Trata-se de uma infecção adquirida por meio de contato sexual. É altamente contagiosa e a melhor prevenção é o uso de “camisinha”. O mais importante nessa doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papilomavírus e o câncer de colo de útero. Seu diagnóstico de suspeita é feito por meio do papanicolaou ou da colposcopia, e o diagnóstico de certeza é feito por meio de biópsia da área suspeita.
Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se estes são cancerígenos.
O tratamento do HPV é por destruição química ou física das lesões sempre indicado e realizado por médico especialista.
O papilomavírus ou human papiloma virus pode se alojar tanto no colo do útero como na vagina e na vulva.
Na vulva ele causa a doença chamada condiloma genital ou popularmente conhecida no Brasil como "crista de galo". Na vagina e no colo do útero ele normalmente se apresenta com lesões microscópicas que só podem ser descobertas por meio do exame de papanicolaou ou a colposcopia.
O hpv no homem ele pode se manifestar por verrugas no pênis ou de maneira microscópica. É muito importante que o parceiro seja encaminhado para exame com um urologista para procura de lesões e tratamento, se forem encontradas.


Barreiras Noticias/Dr. Sérgio dos Passos Ramos

SIGA O BARREIRAS NOTICIAS NO FACEBOOK