São Desidério/BA: Aula inaugural marca início do Curso Pré-vestibular 2012.

Uma parceria firmada entre Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Secretaria Municipal de Educação de São Desidério resultou no início do Cursinho Pré-Vestibular do Programa Universidade para todos – edição 2012. A aula inaugural aconteceu na noite de segunda-feira, 21, no Centro Cultural Celso Barbosa e contou com a presença da secretária de Educação Alaides França, do diretor da Uneb Joaquim Pedro Neto e coordenadoras estaduais e municipal do curso.

Este ano foram inscritos 80 alunos. As aulas, que seguem até novembro, serão ministradas no período noturno na Escola Municipal Presidente Castelo Branco. “O curso pretende promover a inclusão dos alunos na carreira acadêmica, no mercado de trabalho e mudança de valores, possibilitando a melhoria na qualidade de vida. Desde 2009 é oferecido no próprio município sem necessidade de os vestibulandos se deslocarem até Barreiras. No último vestibular tivemos aprovação de 11 vestibulandos nas universidades e também em outros cursos”, destacou a secretária de Educação Alaides França.

Os alunos foram selecionados com base nas médias gerais de português e matemática - para quem já concluiu o Ensino Médio, e as médias de português e matemática do 2º ano - para quem não concluiu o 2º grau. “Esse projeto abre as portas para a universidade. Ficamos felizes por ter aqui pessoas que querem algo a mais que o Ensino Médio. A facilidade é maior e em todos os lugares conseguimos obter uma aprovação significativa dos alunos na última edição”, frisou a coordenadora estadual do curso, Catiane dos Santos.

A contrapartida do Estado são os módulos, a camisa que identifica o curso e remuneração dos professores, e o município disponibiliza o local para a realização das aulas e materiais de apoio. “Esse programa me deixa muito feliz e ele acontece aqui por meio de um trabalho conjunto entre Estado e governo municipal. Um curso que pretende nivelar essa disputa entre alunos das escolas públicas e particulares em universidades públicas, porque sabemos que nem todos têm condições de pagar um curso pré-vestibular. São Desidério tem um povo muito inteligente”, disse o diretor da Uneb, Joaquim Neto.

A grade do curso contempla as disciplinas de língua portuguesa, literatura, redação, matemática, química, física, inglês, espanhol, geografia e história. Foram apresentados os monitores das disciplinas. “Com relação aos monitores das disciplinas, a prioridade foi dada a pessoas do próprio município. Acadêmicos que já cursaram o 4º semestre, egressos ou pessoas com experiência na disciplina que lecionarão”, afirmou a coordenadora municipal do curso, Ângela Patrícia.

Maria Divina está empenhada para participar do curso pela primeira vez. “Fiz o curso técnico em farmácia e espero por meio do cursinho conseguir ingressar na faculdade em algum curso da área de saúde”, enfatizou. - Texto e fotos: Ana Lúcia Souza.

Este são os votos do suplente de vereador Irmão João

Este são os votos do suplente de vereador Irmão João