Exposição de Barreiras reserva novidades.

 Secretário do Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços, Mineração e Turismo fala das novidades que a Prefeitura reserva para a Expobarreiras

Com data confirmada para o período de 01 a 08 de julho, a 30ª edição da Exposição Agropecuária de Barreiras promete uma série de novidades para o público e expositores. Nesta entrevista o coordenador geral da feira e secretário municipal José Maria de Albuquerque dá detalhes sobre como estão os preparativos do evento e quais as mudanças para esta edição. 

1)      O que a 30ª terá de novidades?
JM - Estamos trabalhando em ritmo acelerado e dentre as novidades, pontuamos uma série de melhorias tanto para expositores, quanto para o público. Vamos a elas:
- Melhoria no trânsito com fluxo apenas de entrada ao lado da APAE e saída por baixo da ponte Ciro Pedrosa para os expositores que têm acesso  ao estacionamento interno do parque.
- Nova disposição dos expositores criando a Alameda Institucional, que abrigará o próprio stand da prefeitura, da impressa, da SEAGRI, das instituições bancárias e entidades públicas e privadas de esferas municipal, estadual e federal;
- Melhorias na Iluminação;
- Melhorias na segurança;
- Ampliação e melhor localização dos espaços do comércio, indústria, agricultura familiar, máquinas, automóveis (ver croqui com nova disposição dos espaços)
- O rodeio volta para a pista principal que terá estrutura de camarotes e arquibancadas. Também serão realizadas provas equestres de 3 Tambores, team penning, team roping e provas de Maleabilidade do Mangalarga Marchador.
- O julgamento da raça de equinos Mangalarga Marchador será válida para o Ranking do campeonato Nacional da Raça.

2)      No ano passado a Prefeitura firmou uma parceira com a Acrioeste, para esta edição, esta parceria continua?
JM - Esse ano a parceria com a Acrioeste continua, entretanto, ela atuará especificamente no setor pecuário (bovinos, ovinos, caprinos e equinos), inclusive com stand ligado à agropecuária. Este setor terá estacionamento exclusivo no interior do parque, administrado pela própria associação.

3)      Quais os setores que devem marcar presença na feira?
JM - Todos os setores: pecuária, indústria, comércio, máquinas, automóveis, motos, institucionais e de entretenimento (parque de diversões, rodeios e provas equestres, shows gratuitos).

4)      A agricultura familiar terá espaço de destaque? De que forma?
JM - Sim, além do SEBRAE teremos os espaços para agricultura familiar que trará animais e tecnologias para os pequenos produtores. Teremos também uma grade de palestras que atenderá a todos os setores envolvidos na 30ª Expobarreiras.
5)      Qual a expectativa de fechamento de negócios durante o evento?
JM - Apesar de um ano seco que teve impacto direto no PIB agropecuário tanto nacional como regional, a procura por stand está superando nossas expectativas e conseqüente, os negócios também se manterão na média esperada.
6)      Na parte de entretenimento, o que o público pode esperar da feira?
JM – Estamos em fase de confirmação de atrações. Um nome cogitado é do cantor Amado Batista, mas os shows seguirão a linha mais sertaneja, até mesmo pelo estilo do evento. Acredito que em poucos dias teremos toda a grade de shows fechada.

Mapa da Expobarreiras 2012 clique aqui 

- Dircom Barreiras