Oeste Baiano: Mesmo com menos votos nas urnas, petista é eleito prefeito em Muquém

Evandro dos Santos Guimarães (PT) teve cerca de 3.300 votos válidos na eleição da cidade de Muquém de São Francisco, região oeste da Bahia, número menor do que o rival pepista, mas se torna o novo prefeito do local, de acordo com a Justiça Eleitoral. O resultado saiu por volta das 19h deste domingo (7), após as 26 urnas terem sido apuradas.
Segundo o cartório da cidade, os mais de 3.600 votos de Márcio Cesare Rodrigues Mariano, do PP, não são válidos porque o registro do político está indeferido na Justiça.

Feliciano terá o dobro de votos em 2014, aposta Silas Malafaia


Apesar de todas as manifestações contrárias à  posse do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, o pastor Silas Malafaia aposta que ele terá o dobro de votos nas próximas eleições. "Se o [Marco] Feliciano tiver menos de 400 mil votos na próxima eleição, eu estou mudando de nome". O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo afirmou ainda que todos os protestos só vão fortalecer a bancada evangélica. 
"Quero agradecer ao movimento gay. Quanto mais tempo perderem com o Feliciano, maior será a bancada evangélica em 2014", disse. A opinião é a mesma do presidente do PSC da Bahia, Eliel Santana. "Essa coisa vai despertar o sentimento do evangélico de ter representantes na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Vai nos ajudar", ressaltou. As informações são da Folha

Não pedir desculpa faz pessoa se sentir mais poderosa, diz estudo


Um estudo conduzido na Austrália concluiu que não pedir desculpas por um ato traz benefícios psicológicos. Os autores que apontaram que quem não se desculpa por um ato ganha maior autoestima e se sente com mais poder e integridade de valores. Os autores conduziram dois experimentos separados. O primeiro deles se baseou em entrevistas com os participantes, contando momentos do passado em que eles haviam magoado alguém e tinham ou não se desculpado. 
No segundo, eles deveriam escrever uma mensagem – hipotética – para a pessoa que tinham magoado, pedindo desculpas ou se recusando a fazê-lo, de acordo com a orientação dos pesquisadores.

A partir desses estudos, os pesquisadores analisaram o comportamento dos participantes e chegaram à conclusão de que quem não se desculpa obtém vantagens com isso. Os autores não negam, contudo, que pedir desculpas seja um ato positivo. Pelo contrário, o objetivo do estudo era identificar por que tantas pessoas se recusam a se desculpar, mesmo sabendo que isso reduz o sentimento de culpa e facilita as relações interpessoais.  

A pesquisa foi conduzida pelos psicólogos Tyler Okimoto, da Universidade de Queensland, Michael Wenzel, da Universidade Flinders, em Adelaide, e Kyli Hendrick, da Universidade de Vitória, todas na Austrália. O artigo foi publicado pela revista especializada “European Journal of Social Psychology”.

Neto Baiano desacata policial e é preso em Goiânia


O ex-jogador do Vitória e atual atacante do Goiás, Neto Baiano, foi preso na madrugada deste domingo (7) por desacato a um policial. Segundo informações da Rádio 730, em Goiânia, o jogador teria brigado com o policial, sido algemado e levado em um camburão para uma delegacia da cidade. Neto foi submetido a exames que constaram sua embriaguez. O jogador deixou a delegacia nesta manhã, após pagar fiança. Ainda de acordo com a Rádio 730, o Goiás deve se pronunciar hoje sobre o caso. (Metro1)

Luis Eduardo Magalhães: Homem é preso com armas e munições sob suspeita de ser o executor de vários crimes


Após denuncia na Central da 5ª CIA/PM, que na praça localizada no bairro Jardim Paraíso, havia um homem em atitude suspeita, a Central deslocou uma guarnição até o local e lá foi identificado Atenilson Oliveira Teles de 38 anos, e ao abordar o mesmo que se encontrava com uma mochila de costas e nela foi encontrado dois revolveres, 01 de calibre 38 com 10 munições intactas e 01 de calibre 32 com 08 munições também intactas.


Atemilson foi conduzido e apresentado a Delegacia de Policia Civil e vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O fato aconteceu na noite de sábado(6), por volta das 22:10 hs.  


Portal Rota 23

Barreiras: Ar condicionado provoca incêncio em clínica médica

 Segundo informações colhidas no local, o incêndio se iniciou através de um aparelho de ar condicionado que acabou pegando fogo. As chamas se alastraram para alguns móveis e paredes do primeiro andar da clínica. 
O fato aconteceu na manhã de sábado (6), por volta de 10h, na Travessa São Luís, no bairro Sandra Regina, próximo a feira livre, houve um incêndio na Clínica Ultramed,  alguns móveis da clínica foram queimados e duas pessoas ficaram intoxicadas e precisaram ser atendidas pelo SAMU.
Fuligens e pedaços de alguns móveis queimados acabaram caindo no andar debaixo da clínica. No momento do incêndio, alguns médicos estavam atendendo os pacientes no primeiro andar e outros atendimentos aconteciam no térreo.

Rapidamente duas equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local e conseguiram desligar a chave elétrica geral da clínica, apagando o fogo e evitando prejuízos maiores na clínica.
odos os funcionários da clínica foram retirados do local para não serem atingidos pelo fogo e pela fumaça que se alastrou nos dois andares.

Duas mulheres que estavam na clínica acabaram ficando intoxicadas e precisaram ser socorridas rapidamente por uma equipe do SAMU. Elas receberam os primeiros socorros no local e logo em seguida foram encaminhadas para o Hospital do Oeste.

O trânsito na travessa foi bloqueado ordenado por uma equipe da ROCAM da Polícia Militar do 10º BPM. Os policiais militares isolaram a área, facilitando o trabalho das equipes socorristas.
 


Com informações/fotos: blog do sigi vilares

GUARDA MUNICIPAL SE UNE AO SINDSEMB PARA LUTAR PELOS DIREITOS DOS SERVIDORES CIVIS



Sábado de muito trabalho para a comissão formada por servidores da Guarda Municipal e a Presidente interina Katiúscia Carvalho do SINDSEMB, que passou o dia trabalhando na sede do Sindicato.

Uma comissão formada por Isael de Souza, Fernando Gomes, Manoel da Guarda, Luiz Biano e a Presidente da comissão interina do SINDSEMB - Sindicato Dos Servidores Municipais de Barreiras, Katiúscia Carvalho, estiveram neste sábado (06), na Sede da entidade, durante todo o dia para preparar e organizar a documentação que foi solicitada pela Justiça para que os servidores civis possam requerer o efetivo enquadramento da lei municipal 762/2007,art.23,  de acordo com o documento veiculado no site da Câmara de Vereadores.


A lei defende a Progressão Vertical para a classe, além das vantagens Pecuniárias pelo critério de merecimento e titulação. Esta lei foi aprovada pela Câmara de  Vereadores de Barreiras que entrou em vigor aos 60 dias após a data de sua publicação, revogando a Lei Municipal nº 621 de 26 de dezembro de 2003 e Lei Municipal nº 624 de 16 de março de 2004 e demais disposições em contrário e sancionado pela Executivo Municipal . 

Após alguns servidores civis terem dado entrada de forma individual na justiça, o Sindicato com sua nova diretoria, que prega a união entre os associados e tem como objetivo amparar e lutar por todas as classes, decidiu de forma coletiva requerer o devido direito. 

Os integrantes da Comissão e a Presidente Katiúscia Carvalho dizem acreditar na justiça para fazer valer o que diz a lei e estão confiantes em um resultado  rápido e favorável.

Suspensa a transferência de recursos de Saúde para 539 Municípios

Ao todo 539 Municípios tiveram suspensas as transferências de recursos para a manutenção de equipes dos Programas Saúde da Família, de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde. A lista foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 5 de abril, por meio da Portaria 546/2013.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde suspendeu o repasse para 469 Municípios por conta de irregularidades no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) apresentadas em janeiro. Agora, a nova lista é referente a irregularidades no SCNES ocorridas no mês de fevereiro.
Todos os 26 Estados têm Municípios listados. Até mesmo capitais como São Luís (MA), Salvador (BA), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) tiveram as transferências suspensas. Alguns Municípios presentes nesta segunda portaria estavam também na primeira lista de fevereiro. Outros Municípios, como Fortaleza (CE), por exemplo, constava em janeiro e saiu em fevereiro.

Nova eleição na cidade de Muquém de São Francisco ocorre no domingo

A população de Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia, irá escolher um novo prefeito no domingo (7). Para a ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) montou uma operação com 26 urnas e 104 mesários divididos em 13 locais de votação. Pelo menos 51 policiais irão trabalhar na segurança dos cerca de 8.500 eleitores da cidade.
O pleito de outubro de 2012 foi anulado porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve registro indeferido pela Justiça Eleitoral. O motivo da condenação ainda não foi informado pelo tribunal.
No domingo, os eleitores voltam às urnas para eleger os novos prefeito e vice-prefeito. A realização da nova eleição foi solicitada pelo juiz Pedro Henrique Izidro da Silva, da 173ª Zona Eleitoral da cidade de Ibotirama, e votada em sessão plenária no mês de janeiro.
Esta é a segunda cidade baiana em que o pleito de outubro de 2012 não foi considerado válido. Em Camamu, Emiliana de Zequinha da Mata (PP) foi eleita no dia 3 de março. Em todo país, até 21 de janeiro, a Justiça já tinha definido pleito novo para 17 municípios

Coité: Homem arranca dedo de PM no dente


Segundo informações registradas na delegacia da cidade, o agressor, que teria tido um transtorno mensal, foi a um ponto comercial que tem uma rede de serviços da Coelba, concessionária que administra a energia elétrica da Bahia, prestar uma queixa por falta de luz, quando teve um ataque de fúria e destruiu parte dos equipamentos da unidade. Ainda segundo a polícia, um soldado da PM, que estava à paisana, passava pelo local e tentou conter o rapaz. 

"Ele tentou segurar o homem que estava danificando o local, quando o rapaz mordeu e arrancou a falange do dedo do soldado", explicou o capitão Lessa, comandante da unidade de polícia regional. Segundo o oficial, o policial está internado e passa bem. Até as 17h, ele aguardava o parecer de um médico que iria analisar a possibilidade de implantar a parte do corpo que foi arrancada. O agressor, de acordo com a polícia, foi encaminhado à delegacia para que um inquérito seja aberto. "O rapaz tem histórico de problemas mentais na cidade. Certa vez ele chegou a se pendurar em um poste por horas", explicou o capitão. A Coelba informou que nenhum funcionário foi agredido. O órgão explicou que os equipamentos destruídos fazem parte do estabelecimento comercial onde fica a rede de serviços da concessionária. Calila Noticias

Em Barreiras nem os mortos escapam da ação dos marginais. No cemitério de barreirinhas vândalos roubaram até dentadura de um cadáver

Foto ilustrada
A frase "que descanse em paz" que é sempre utilizada nos sepultamentos não serve mais para Barreiras. Aqui nem os mortos estão descansando em paz e muito menos os vivos. Marginais, provavelmente usuários de crack invadiram o cemitério São Sebastião em Barreirinhas, um dos mais antigos de Barreiras e protagonizaram cenas macabras.
O bando violou túmulos, roubou vasos de flores, peças de mármore, arrombaram a sala de guardar materiais e levaram sacos de cimento. Não satisfeito abriram um túmulo e roubaram a dentadura de um cadáver. O fato horripilante surpreendeu até a polícia de Barreiras que está investigando o caso e tentando descobrir quem teria praticado tal ato. 


com informações Mural do Oeste

Veja um dos esportes mais esquisitos do mundo

É, sem dúvida, um dos esportes mais esquisitos do mundo. E é bem popular em algumas regiões da Turquia.
Trata-se da luta livre com óleo.
Na luta, vale pôr as mãos dentro da calça do oponente. Aliás, o expediente é bastante utilizado. Os dois atletas, que usam calças de couro bem apertadas, são besuntados com bastante óleo.

Homens assaltam carro-forte em estacionamento de supermercado em Salvador


Um grupo com cerca de oito homens assaltou um carro-forte, por volta das 19h30 desta sexta-feira (5), no estacionamento de um hipermercado na Avenida Paralela, em Salvador. Segundo as informações registradas na central de polícias, os suspeitos chegaram a bordo de um veículo modelo Celta, de cor vermelha, e cercaram o veículo. A polícia informou que os suspeitos portavam armas de grosso calibre, entre elas, submetralhadoras.
Uma trabalhadora da empresa, que não quis se identificar, explicou que, assim que os seguranças pararam e desceram do veículo, foram surpreendidos pelos homens armados.

GAROTA DE 14 ANOS ESCONDE GRAVIDEZ E MATA O BEBÊ!

 
Segundo o jornal americano “New York Daily News”. O bebê nasceu com 4.3 kg e 51 cm. A jovem teria colocado uma toalha na sua própria boca para que seus pais não escutassem nenhum barulho.
"O bebê ainda estava ligado a Cassidy pelo cordão umbilical quando ela o sufocou até a morte", contou o xerife Grady Judd.

Bahia receberá 80 mil toneladas de milho entre abril e maio

Entre os meses de abril e maio a Bahia deve receber 80 mil toneladas de milho, do total, 20 mil chegarão ao estado de navio. A decisão foi tomada pelo secretário de Agricultura, Eduardo Salles, durante reunião no Palácio do Planalto com os secretários executivos de diversos ministérios e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos secretários de Agricultura dos estados nordestinos. As demais 60 mil toneladas virão por transporte terrestre, ensacadas e postas nos armazéns da Conab.

Redução de tarifas da telefonia fixa passa a valer neste sábado

A proposta de queda no custo das ligações foi aprovada em 28 de fevereiro, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel eEmbratel terão uma redução de 8,77% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste, pertencente à Oi, terá redução de 18,60%.  
No ano passado, Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% nas tarifas de telefonia fixa. A Telemar Norte Leste S.A não reduziu tarifas, em função de determinações judiciais. 

Cientistas localizam água oxigenada na superfície de lua de Júpiter

Cientistas descobriram peróxido de hidrogênio – conhecido popularmente como água oxigenada – "abundante" na superfície de Europa, uma das luas de Júpiter. A substância poderia funcionar como uma importante fonte de energia para micro-organismos.Não existe confirmação de que haja vida na lua, mas ela é considerada pelos cientistas como uma das principais candidatas a abrigar vida no Sistema Solar, fora da Terra. 
Além de água – que existe no estado líquido por baixo de uma crosta de gelo nos oceanos –, o corpo celeste contém em sua superfície carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre, elementos essenciais para o surgimento da vida.

Diploma de Feliciano chama a atenção por erros de português

O diploma que atribui ao deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) o título de defensor dos direitos humanos, documento produzido pela Federação Brasileira de Direitos Humanos (FBDH), de Salvador, chamou a atenção do público por apresentar erro na grafia do nome do parlamentar. 
O prenome do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aparece acrescido de um “s”. Além do equívoco no diploma, o texto que defende a atribuição do título de defensor de direitos humanos a Feliciano, publicado no site oficial da FBDH, apresenta diversos erros ortográficos. 

Historia da Obesa que tentou enganar a Policia vira documentário

A história de Mayra Rosales, americana que pesa 450 kg, virou um documentário que foi exibido no canal TLC, um dos canais da rede Discovery.
Mayra ficou conhecida mundialmente não somente por seu peso, mas também por ter tentado enganar a polícia americana durante a investigação da morte de seu sobrinho, em 2008.
Na época, Mayra pesava 470 kg e contou à polícia que tinha esmagado acidentalmente o sobrinho de dois anos de idade. Os procuradores do caso, porém, não acreditaram na versão de Mayra e continuaram investigando o caso.
Pouco tempo depois, os advogados descobriram que Mayra confessou que havia matado o menino para tentar proteger a irmã, que matou a criança após agredi-la diversas vezes.
A irmã de Mayra foi condenada pela morte do filho e está cumprindo uma pena de 15 anos de reclusão.

Policia prende quadrilha que assassinou taxista em itaberaba-BA

Nesta quinta-feira (04) por volta das dez horas da noite a Polícia Militar foi informada de que um taxista havia sido assaltado na estrada para o povoado de Testa Branca. A guarnição da CETO deslocou até o local e deparou-se com um veículo Fiat Siena de cor bege e placa policial JSL-1812, licença de Itaberaba. Os policiais receberam a informação de que o taxista estaria sendo atendido na emergência do Hospital Geral de Itaberaba ferido com um tiro na região glútea. Segundo a ocorrência o grupo solicitou um táxi em frente a uma escola na Avenida Rio de Janeiro no bairro Loteamento Bahia. 
Quando o veículo chegou ao local dois homens entraram no carro e apontaram a arma para o motorista. Quando o resto do grupo entrou no carro, eles seguiram para a estrada de Testa Branca. Ao chegar ao local recolheram cartões financeiros e senhas da vítima. Dois deles foram ao centro da cidade e realizaram um saque no valor de 1.000,00 (mil reais) enquanto os outros custodiavam a vítima. Quando o grupo se reuniu novamente, mandaram o taxista se ajoelhar dizendo que o mesmo seria morto naquele momento. 
O taxista num ato de desespero levantou e correu, foi quando recebeu o referido tiro e mesmo ferido prosseguiu com a fuga para salvar a própria vida As informações foram sendo somadas e os policiais começaram a procurar pelos suspeitos. Não demorou muito até a localização do primeiro sendo ele identificado como Edvilson, 33 anos de idade e conhecido como "Capenga", morador do bairro Paroquial. 
Com a captura dele os policiais conseguiram chegar até os demais integrantes. Michel, 18 anos de idade e morador do bairro São João. Ele confessou ser o autor da facada na cabeça que matou o seu tio Adenias após uma discussão em 11/03 deste ano e também de ser o responsável pela morte do taxista conhecido como O menor (G.A.S.) de 16 anos de idade, irmão de Michel, também foi detido. Leonardo, de 21 anos, mais conhecido como "Léo" morador do bairro São João e Raimundo de 23 anos morador do bairro Barro Vermelho. No total cinco homens foram presos e estão a disposição da Justiça no Complexo Policial de Itaberaba. A seguir entrevistas onde os acusados mostram pessoalmente detalhes de suas ações. 

Informações do site Réporter policial itaberaba.

Menina faz vídeo em casa e acaba caindo na net

A boneca, o carrinho e a conversa com os pais parece que agora dá lugar à sensualidade, ao desrespeito a si mesmo, ao ‘faço o que quiser’ e ao sexo de forma banalizada. É comum, atualmente, observar adolescentes – de 12 a 16 anos, ‘soltos’ em festas como se o tempo e o mundo fosse só deles. E, acaba sendo. As meninas, com short curto e tops, os meninos – na ‘caça’ e ânsia de desfrutar da puberdade. 
 Esta sensação de ‘a vida é minha’ parece ser traduzida nos vídeos e fotos espalhados por um dos ‘melhores amigos’ dos jovens de hoje. A internet. “Por trás da internet há o bem e o mal. Mas, há uma exacerbação sexual em nossas novelas que têm um papel preponderante na formação destes adolescentes”, avaliou o presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Salvador, Valdemar Oliveira. 
Segundo ele, que há mais de dez anos trabalha na área, o fato de crianças de 12 a 14 anos, ou mesmo as mais novas de 4 e 5 já usarem sapato com salto alto aflora a sexualidade e que pequenos atos são coniventes com os familares. “Isso é claramente visto dentro das casas. Já se generalizou. 
As mães perdem o controle”, afirmou Oliveira, que tem 68 anos e é pai de três filhos. --> O presidente do Cedeca foi procurado pela equipe de reportagem do Bocão News, na noite de quinta-feira (4), após receber um vídeo onde uma menina – que aparenta ter 16 anos no máximo, aparece transando com um rapaz, cuja fisionomia o coloca abaixo dos 18 anos. Mas, as imagens não revelam uma simples relação sexual e sim um ato filmado, compartilhado e, porque não dizer, dirigido pelos personagens principais e ‘câmeras’ que concretizam a produção pornográfica.

Homem que matou mulher a pauladas é preso em Irecê-BA

Um homem que matou uma mulher a pauladas e depois ateou fogo ao corpo da vítima está preso na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Irecê. Marcel de Jesus Silva, 19 anos, matou Elizabete Teixeira dos Santos, também de 19 anos, no dia 28 de fevereiro, na cidade de Piritiba. O crime teve como motivação a disputa por pontos de venda de drogas. Marcel vinha cometendo diversos assaltos em Irecê, principalmente em locais de pouca movimentação.

Aiba e Abapa apoiam a realização da ExpoBarreiras 2013

O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, e o diretor da Abapa , João Carlos Jacobsen, participaram, nesta quinta-feira (04), de uma reunião para definir os caminhos e perspectivas da realização da 31ª ExpoBarreiras.
Preocupado com as dificuldades que agricultores e pecuaristas estão passando devido à seca, o prefeito Antônio Henrique reuniu vários setores envolvidos com a organização da ExpoBarreiras para discutir a viabilidade do evento. Por unanimidade, todos os presentes apoiaram a realização da feira.
“ A exposição deve acontecer. O setor agropecuário está vivendo um momento difícil com a estiagem desde 2012 mas, os números relativos a safra, apresentados na última reunião do conselho técnico da Aiba, não são tão pessimistas.”, disse o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato. Ele acrescentou ainda que a previsão de produção de soja para a região Oeste do Estado é de 37.6 sacas/ha, 125 sacas de milho/ ha, 230 arrobas de algodão. Segundo Júlio Cézar Busato, os números demonstram o alto nível tecnológico aplicado nas lavouras do Oeste da Bahia o que permitiu que a receita superasse os gastos com a formação da lavoura, apesar de todas as adversidades.
Além dos resultados da safra 2012-2013 como um dos argumentos para a realização da ExpoBarreiras, o presidente da Aiba ressaltou ainda que, atualmente, existem diversas linhas de crédito com prazos e taxas de juros atrativos, o que pode movimentar a venda de máquinas e insumos.
A Abapa foi a primeira instituição que se comprometeu financeiramente com a realização da ExpoBarreiras. ”Iremos contribuir para que este importante evento de negócios aconteça. Vamos pedir o apoio das concessionárias de máquinas que também poderão dar uma boa contribuição. A Exposição é uma excelente oportunidade para mostrarmos os investimentos do agronegócio na área social, ambiental e tecnológica”, disse o diretor da Abapa, João Carlos Jacobsen.

 Imprensa Aiba e Abapa

Seca: Manifestantes fecham BR-407 para cobrar água


Agricultores do município de Ponto Novo, no norte baiano, bloquearam nesta sexta-feira (5) a BR-407 para protestar pela falta de água na região devido à seca. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os manifestantes bloquearam o tráfego de veículos nos dois sentidos rodovia. Um congestionamento de cerca de 10 Km foi formado na região. Até a tarde desta sexta, a pista ainda não tinha sido liberada para o tráfego. 
De acordo com Adilson Cardoso, gerente executivo de irrigação, a ação tem como um dos objetivos chamar a atenção dos órgãos públicos para resolver o problema. "O protesto é em relação ao pedido de garantia do fornecimento de água ou manutenção da vazão de água para irrigação. Nós também queremos a anistia de dívidas de financiamento agrícola, além de apoio aos agricultores familiares, que hoje o pessoal não tem o que como sobreviver", relatou. 

(BN/Fotos: Jeorge Carvalho)

Boa Vista do Tupim: Falso médico é preso em flagrante


Um falso médico que atuava desde 2012 em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, foi preso nesta sexta-feira (5) em uma ação conjunta do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e agentes da Delegacia de Política Regional (Depol-Itaberaba). Pedro Henrique Marques de Almeida era mantido pelo então prefeito de Boa Vista do Tupim, Hiran Campos Nascimento, no quadro de profissionais plantonistas do Hospital Municipal. 
Após denúncia da atual gestão, o Cremeb acionou o seu representante local e deu conhecimento dos fatos ao delegado regional, João Rodrigo Souza Uzzum, que efetuou a prisão do estelionatário. 
De acordo com reportagem do Jornal da Chapada, logo após a notícia da prisão do falsário se espalhar pela região, diversas denúncias foram feitas de casos iguais. Entre as unidades que supostamente abrigam médicos sem autorização para exercer a medicina estão o Hospital Regional de Itaberaba (HRI) e no Hospital Geral de Itaberaba (HGI). O Cremeb deverá se manifestar sobre as novas denúncias na próxima semana.  

(Bahia Notícias)

Ossada achada em MG pode ser de Eliza

Um exame de DNA que ficará pronto na próxima semana poderá confirmar se uma ossada encontrada no dia 30 de janeiro em Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, é da modelo e ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, desaparecida desde junho de 2010. O caso está sendo investigado pelo delegado da cidade, Rodrigo Noronha, que trabalha a partir das características  semelhantes às do corpo de Eliza. 
Segundo o delegado, após terem encontrado a ossada, a primeira hipótese foi de que ela seria de alguma mulher desaparecida na região. Contudo, a polícia mudou de ideia depois da divulgação de um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. “Percebemos que havia características parecidas com as de Eliza", afirmou Rodrigo.
A ossada estava enterrada em um buraco com aproximadamente seis metros profundidade e, com a chuva na região, acabou ficando parcialmente submersa. Os vizinhos próximos ao local avistaram e ligaram para a polícia. A região fica dentro de uma propriedade particular à beira de uma estrada vicinal, que fica a 800 metros da MG-423. Junto com a ossada havia vestes femininas, uma sandália rasteirinha tamanho 37 e um cinto. 
Ainda de acordo com o delegado, também tinha um tecido que a polícia não soube precisar se era uma saia ou se era uma blusa. "O que chamou a atenção foi o tamanho do pé, já que ela calçava 37, e a falta das duas mãos e de um braço completo. Mas para nós este aprofundamento no crânio é uma das semelhanças mais fortes, e é do mesmo lado onde Jorge (primo do goleiro Bruno) relatou ter visto Eliza ser agredida dentro do carro. Entretanto, é claro que são apenas hipóteses as quais estamos estudando e investigando para chegarmos a alguma conclusão", concluiu.

Hospital do oeste realizará palestras no dia 8 de abril - dia mundial de combate ao câncer

No dia 8 de abril é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para conscientizar a população quanto aos hábitos saudáveis e de prevenção ao câncer.
O Hospital do Oeste estará realizando na próxima segunda-feira (08), Dia Mundial de Combate ao Câncer,  durante o período da manhã algumas palestras sobre  tipos de câncer e a forma de tratá-los.
A programação conta com quatro palestras ministradas por diferentes médicos.
 
8h00 - Dr Paulo Henrique - "Câncer de Próstata: Cuidados e Tratamento."
8h40 - Maria Teixeira - "Cuidados na alimentação: Alimentos cancerígenos e anti cancerígenos." 
9h30 - Parada para um Coffee Break
10h00 - Drª Vanessa Gurgel - "Câncer de pele: Prevenção, diagnóstico e tratamento."
11h00 - Dr. Angevaldo Lima - "Câncer infantil: Tipos de câncer, diagnóstico e tratamento."
As inscrições foram encerradas na quinta-feira (04), e o local de realização será no próprio HO. 
A campanha deste ano para o dia mundial de combate ao câncer vem com o slogan "O câncer não escolhe raça, não escolhe idade e não escolhe sexo." 
Todos juntos, no combate ao câncer!

Luís Eduardo Magalhães participa da Copa Salvador de Vôlei

A prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer apoia o Voleibol municipal levando atletas do oeste da Bahia para competições em várias regiões do Brasil. Nos dias cinco, seis e sete (próximo final de semana), acontecerá a Copa Salvador de Vôlei, dirigida pela federação Baiana de Voleibol. Os jogos serão na Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac) com início as 08h, situada na rua Ceará,999, no bairro Pituba, na capital do estado, Salvador. Luís Eduardo Magalhães participará com as seleções masculina e feminina.

Quadrilha especializada em roubo a banco é presa em Jequié

Seis homens foram presos nesta quarta-feira por formação de quadrilha em Jequié, a cerca de 360 quilômetros de Salvador. Entre os detidos da quadrilha que costumava assaltar bancos e estabelecimentos comerciais estava Milton Borges, o “Borges”, de 42 anos. Ele é ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo, e também é acusado de praticar crimes de saidinha bancária na região.

Ex-advogado tenta sacar dinheiro de processos em Irecê e acaba na prisão

Ao tentar sacar dinheiro de processos que tramitam na Justiça Federal, o ex-advogado Bruno Costa Souza, 32 anos, foi preso em flagrante na cidade de Irecê, a 479 quilômetros de Salvador. A prisão aconteceu em uma agência da Caixa Econômica Federal. Ele foi encaminhado para a delegacia.

Barreiras: Secretaria de Promoção e Assistência Social está atendendo em novo endereço

A partir de agora, os barreirenses que precisarem de atendimento e prestação de serviços da Secretaria Municipal de Ação Social devem se deslocar ao novo endereço da pasta. A secretaria, também conhecida como Promoção Social, mudou de sede após o término do contrato de locação da casa localizada na Rua Califórnia, no bairro Vila Dulce, onde funcionava.

Uso de fone de ouvidos em transportes coletivos é lei

O governador Jaques Wagner sancionou o projeto de lei 19.731/2012, de autoria do deputado estadual Carlos Geilson, que proíbe o uso de aparelhos sonoros sem fone de ouvidos em transportes coletivos intermunicipais no Estado. Geilson afirma que esta lei atende a um clamor popular e contribuirá para a inibição de inúmeras confusões que, frequentemente, têm sido protagonizadas nesses transportes, pelo uso indevido de aparelhos sonoros. 

Fidel pede que guerra seja evitada

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro pediu que a comunidade internacional adote medidas que evitem uma guerra envolvendo a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Fidel afirma que é “dever” de todos impedir os conflitos. “É dever evitar uma guerra na Coreia”, ressaltou Fidel. “Se a guerra explodir lá, as pessoas de ambos os lados da Península [Coreana] serão terrivelmente abatidas, sem nenhum benefício a qualquer um. A República da Coreia [do Norte] foi sempre cordial com Cuba.

Piripá-BA: Justiça cassa diploma de prefeita e vice por transporte irregular de eleitores

A prefeita e o vice de Piripá, Sueli Bispo Gonçalves (PP) e Dácio Fortunato Bilac (PP), teve o seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral na manhã desta sexta-feira (5), por conta de irregularidades nas últimas eleições municipais. Segundo decisão do juiz Leo André Cerveira, 60ª Zona Eleitoral, de Condeúba, os gestores cassados, "em visível abuso de poder econômico", contrataram veículos para condução gratuita de moradores da zona rural com interesse de angariar votos.

Oeste Baiano: Urnas estão lacradas para eleição em Muquém de São Francisco

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na nova eleição em Muquém de São Francisco já receberam os dados dos candidatos a prefeito e vice-prefeito e foram lacradas na quinta-feira (4). Cerca de 8.500 eleitores deverão voltar às urnas no município  no domingo (7). Treze locais de votação estarão disponíveis para a eleição, que contará também com 26 urnas e 104 mesários. Para garantir a normalidade do pleito, pelo menos 51 policiais farão as escoltas nos roteiros de entrega das urnas aos locais de votação.

Aplicativo que promove romance entre amigos no Facebook estreia no Brasil

A versão tupiniquim do polêmico “Bang with Friends” (transe com amigos, em inglês) estreou nesta semana no Brasil. Disponível no Facebook, o aplicativo Descubra.eu tem como objetivo descobrir, de maneira bem discreta, se algum dos amigos do usuário na rede social está interessado em algo mais além da amizade.  “Nossa ideia é que ninguém fique sabendo do interesse do outro a não ser que o sentimento seja mútuo, sem colocar em risco a amizade, mas com a possibilidade de deixá-la mais colorida”, explica o cofundador, que prefere não se identificar.

Anatel multa GVT em R$7 milhões por cobranças indevidas


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a operadora GVT num total de 6,95 milhões de reais em processos que incluem cobrança indevida de consumidores, segundo despacho publicado nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da União. A autarquia também determinou à GVT devolução em dobro “do que se pagou em excesso, acrescido dos mesmos encargos aplicados pela prestadora aos valores pagos em atraso”, afirma o texto sem informar detalhes.

Em SC, bebê brinca com arma do pai e leva tiro na coxa

Um menino de um ano foi ferido na coxa na manhã desta sexta (5) por um tiro do revólver do pai, no bairro Passa Vinte, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A bala quebrou o fêmur, mas o garoto foi operado e passa bem. Segundo a Polícia Militar, o bebê pegou o revólver calibre 32 do pai para brincar, enquanto ele se vestia. A arma disparou em circunstâncias ainda não apuradas pela polícia.

Pai pega prisão perpétua por incêndio que matou seis filhos 25

Um homem considerado culpado pela morte de seus seis filhos em um incêndio recebeu nesta quinta-feira a sentença de prisão perpétua no desfecho de um caso que chocou a Grã-Bretanha. Mick Philpott, de 56 anos, e sua mulher Mairead, de 32, foram condenados por homicídio culposo por iniciar o incêndio enquanto os filhos dormiam, em um suposto plano para incriminar a ex-amante Lisa Willis, com quem Mick começaria um processo de disputa da guarda de outras crianças. 

Coreia do Norte oferece ajuda a diplomatas brasileiros para deixarem o país

 
O governo norte-coreano comunicou nesta sexta-feira (5) todas as representações diplomáticas que estão no país, inclusive a do Brasil, sobre a possibilidade de receberem apoio logístico para deixarem a Coreia do Norte. O governo do Brasil pretende manter, por enquanto, a Embaixada do Brasil na Coreia do Norte em funcionamento. 

Campeã do BBB 13, Fernanda recebe proposta para posar nua, está pensando

Apesar de ter comentado que não posaria nua após deixar a 13° edição do 'Big Brother Brasil', a vencedora do reality, Fernanda, ainda não recusou a proposta feita pela revista masculina 'Playboy'. A informação foi dada pelo assessor da advogada para a coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra'. Segundo a publicação, a revista já procurou a equipe responsável pela vencedora e, pelo visto, há possibilidade de Fernanda mudar de ideia.

Autores de furto são presos em flagrante no centro de Barreiras


Policiais militares da ROCAM – Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta, prenderam os acusados em flagrante, transportando os produtos furtados, por volta das 06h 30 desta quinta-feira, 04. 
Clérison dos Santos de Jesus, 28 anos, vulgo Negão, natural de Candeias – BA e Aguimar Duque Montalvão, 32 anos, natural de Montalvania – MG, disseram que o furto foi praticado com o objetivo de conseguir o dinheiro da passagem para retornarem às suas cidades de origem.

"Eu fui homossexual e sei o que estou dizendo", diz pastor Isidório em defesa a Feliciano


Durante mais de uma hora, o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de ter posições racistas e homofóbicas, palestrou ontem para centenas de pessoas em uma igreja batista na Ribeira. O deputado veio a Salvador um dia depois de a cantora Daniela Mercury assumir o namoro com a jornalista Malu Verçosa e criticar no twitter a postura do deputado. Na frente da Igreja Batista Avivamento Profético, na rua Domingos Rabelo, manifestantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) e da Associação de Travestis de Salvador (Atras) protestaram contra a vinda de Feliciano à Bahia.

Grupo explode caixa eletrônico e troca tiros com a PM em distrito de Feira de Santana


Bandidos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na madrugada desta sexta-feira (5) em Maria Quitéria, distrito de Feira de Santana. De acordo com a Delegacia de Furtos e Roubos da região, o roubo aconteceu por volta das 2h e contou com a participação de pelo menos quatro homens. 

Goiano passa em seis vestibulares de medicina em instituições públicas


Após quatro anos prestando vestibulares por todo o país, o jovem Gabriel Alvarenga, de 20 anos, foi aprovado em seis instituições de ensino públicas para o curso de medicina. “Não me via exercendo outra profissão”, conta o estudante. A faculdade escolhida para realizar o sonho de se tornar médico foi a da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde passou na 4º colocação. 

Barreiras: Aposentado é furtado em mais de oito mil reais

Um aposentado de 82 anos, teve sua residência arrombada e furtada nesta quarta-feira, 03, na Rua Colerinha, bairro Vila Brasil, em Barreiras. José Bernardo contou na delegacia de polícia, que o ladrão entrou na casa quebrando uma fechadura da porta da frente, e fugiu logo em seguida, saltando o muro que dá acesso à residência de um vizinho.