FÓSSIL DE MAMÍFERO QUE VIVEU HÁ 55 MILHÕES DE ANOS SERÁ RESGATADO NO RIO DE JANEIRO

Uma equipe de pesquisadores vai resgatar nesta sexta-feira (29) o fóssil de um animal pré-histórico no Parque Paleontológico Municipal de São José, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Trata-se do xenungulado --Carodnia vieirai--, que viveu há cerca de 55 milhões de anos e se parecia com uma anta (corpo e dimensões). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Prefeitura de Itaboraí.

Os especialistas estimam que o fóssil encontrado seja de um animal que viveu à época da formação da Bacia de Itaboraí. Ainda de acordo com os responsáveis pela pesquisa, esse é o maior mamífero do período Paleoceno já localizado na América do Sul.

O material será levado para o Laboratório de Preparação de Macrofósseis da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A prefeitura informou que os ossos estão presos a uma rocha e que só será possível desmembrar o material com o auxílio de ferramentas da universidade.

Na universidade, onde já existe uma réplica do esqueleto do mamífero, o fóssil será reconstituído em substituição à réplica. Após esse trabalho, ele seguirá para o museu do Parque Paleontológico de Itaboraí, onde ficará exposto para observação pública.

Participarão do trabalho de retirada do fóssil a paleontóloga Lilian Bergqvist, da UFRJ, e sua equipe, além do subsecretário municipal de Meio Ambiente de Itaboraí, André Pereira, e o gerente do Parque, o biólogo Luís Otávio Castro, responsável pela descoberta. Em caso de chuva, a atividade será adiada para a segunda-feira (1º de setembro).

UOL
FÓSSIL DE MAMÍFERO QUE VIVEU HÁ 55 MILHÕES DE ANOS SERÁ RESGATADO NO RIO DE JANEIRO FÓSSIL DE MAMÍFERO QUE VIVEU HÁ 55 MILHÕES DE ANOS SERÁ RESGATADO NO RIO DE JANEIRO Reviewed by Barreiras Notícias on sexta-feira, agosto 29, 2014 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA