GOVERNO VENEZUELANO SOLICITA AO BRASIL DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Devido ao desabastecimento na Venezuela, o governo local solicitou ao Brasil a doação de medicamentos. O pedido foi feito na última sexta-feira (17) em reunião bilateral entre o ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, e a da Venezuela, Luisana Melo, em Montevidéu. O governo venezuelano ainda não detalhou quais remédios necessita, segundo a Agência Brasil. 


Segundo Barros, o Congresso venezuelano já havia feito o pedido ao Itamaraty, porém, para ser atendido, a solicitação deve partir do Poder Executivo do país vizinho. "Nós dissemos à ministra da Saúde venezuelana que poderíamos atender se fosse um pedido de governo e que ela formalize esse pedido, se desejar", afirmou durante uma reunião de ministros do Mercosul. 

Na ocasião, o Brasil apresentou proposta para que os países do bloco adotem o protocolo para combate ao comércio ilegal de tabaco. "É uma rastreabilidade de insumos para poder garantir que a produção de cada país seja comercializada dentro dos termos legais e que nós saibamos para onde está se destinando a produção", disse Barros. 

O protocolo foi desenvolvido a partir da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual o Brasil é signatário. Entre outros pontos, a medida determina que o produto seja controlado desde a produção dos insumos até a exposição nos pontos de venda.
GOVERNO VENEZUELANO SOLICITA AO BRASIL DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS GOVERNO VENEZUELANO SOLICITA AO BRASIL DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS Reviewed by BarreirasNoticias on segunda-feira, junho 20, 2016 Rating: 5