Hospital do Oeste celebra uma década de serviços em prol da vida

Referência em assistência hospitalar para 37 municípios da Bahia e também para outros estados como Piauí, Maranhão, Goiás e Tocantins, o Hospital do Oeste (HO), localizado na cidade de Barreiras, está completando sua primeira década de serviços prestados à Saúde – uma história que transformou, ao longo dos últimos anos, a realidade do atendimento médico na região baiana. Para marcar o aniversário de dez anos, o complexo, que é vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), preparou esta semana uma programação especial, pautada principalmente pelo acolhimento à população.

Entre as atividades, destaque para a segunda edição do projeto HO em Ação, que levará ao público, na próxima quarta-feira (29), uma tarde inteira de serviços em saúde, incluindo a realização de consultas com pediatras, clínicos gerais, neurologistas e nutricionistas; realização de exames laboratoriais e de bioimagem, além da elaboração do cartão do SUS. A iniciativa, que acontece das 14h às 17h, no ambulatório do hospital, é promovida graças ao trabalho voluntário dos profissionais da unidade, beneficiando assim os usuários e ajudando a agilizar o atendimento.

A agenda festiva prossegue também com ações destinadas ao público interno, a exemplo da apresentação do projeto Tempo de Casa, que irá homenagear nesta terça-feira (28), às 14h, na Praça Irmã Dulce do hospital, os funcionários com 10 anos de atuação na unidade, incluindo uma comemoração dedicada aos aniversariantes do mês. A programação se encerra na quinta-feira (30), também às 14h, com uma solenidade no auditório do HO, com a participação de autoridades e profissionais do complexo hospitalar. Na ocasião, serão apresentados os indicadores relativos ao atendimento prestado pelo hospital, além de homenagens aos seus parceiros.

Mais Saúde – Inaugurado em 2006, o Hospital do Oeste mudou a realidade de quem antes era obrigado a ir até Salvador ou Brasília em busca de atendimento em uma unidade de saúde de grande porte. Complexo de urgência e emergência, o HO conta hoje com 185 leitos, sendo 48 de UTI e semi intensiva, além de ambulatório com especialidades em Cirurgia Geral, Plástica, Pediátrica e Vascular, Neurocirurgia, Buco-maxilo-facial, Neuropediatria, Pediatria, Clínica Médica, dentre outras. O hospital responde ainda por uma Unidade de Terapia de Queimados, setor que se tornou modelo de atendimento inclusive para outros países.

Somente na emergência do HO são realizados atualmente cerca de 4.800 atendimentos por mês, sendo que muitos desses pacientes precisam passar por procedimentos cirúrgicos que são feitos no próprio complexo hospitalar a uma média de 300 por mês. Esse foi o caso, por exemplo, de Aila França, que passou por sete cirurgias, todas realizadas na unidade. “O caso de Aila era tão grave que ninguém acreditava que ela fosse sobreviver. Hoje eu agradeço a equipe médica do HO e a Irmã Dulce que ouviu meus pedidos”, comentou Gisele França, mãe da paciente.

Entre outras importantes conquistas nessa primeira década, destaque também para o Serviço de Atenção Domiciliar, que vem garantindo qualidade de vida aos pacientes em suas próprias residências. Avanço também na climatização de enfermarias por meio de parcerias, além da ampliação do número de leitos que passou de 160 para 185. Nesses dez anos de funcionamento, o Hospital do Oeste realizou 4,3 milhões de atendimentos ambulatoriais e de emergência, 44,2 mil cirurgias, 20,6 mil partos e quase 88 mil internações.

“Chegamos aos dez anos com o espírito do Amar e Servir tão difundido por Irmã Dulce. Nos sentimos honrados em, cada vez mais, contribuir com a saúde das pessoas da região e até de outros estados. Por isso mesmo, nos empenhamos todos os dias em garantir um atendimento humanizado e com qualidade a todos que nos procuram. Quero parabenizar o trabalho do corpo clínico e dos colaboradores do Hospital do Oeste que se dedicam inteiramente a cuidar do próximo”, destaca o líder geral do HO, Marcos Paulo Barbosa.

Confira nossa programação:


28 de junho – projeto “Tempo de casa”, com homenagem a colaboradores que estão há 10 anos na unidade
29 de junho – projeto “HO em Ação”, com prestação de serviços para a população
30 de junho – Comemoração formal do no auditório da unidade com a presença de autoridades e homenagens a parceiros

Thianne Lira
Hospital do Oeste celebra uma década de serviços em prol da vida Hospital do Oeste celebra uma década de serviços em prol da vida Reviewed by BarreirasNoticias on terça-feira, junho 28, 2016 Rating: 5