Temer recebe no Planalto credenciais de embaixadores de 11 países

O presidente em exercício, Michel Temer, reconheceu formalmente nesta quinta-feira (23), em cerimônia no Palácio do Planalto, a atuação de embaixadores de 11 países no Brasil.Os diplomatas entregaram a Temer as chamadas cartas credenciais, por meio das quais eles indicam ao presidente da República que representam oficialmente o governo de seu país no Brasil. 

Embora este tipo de cerimônia costume ocorrer somente de duas a três vezes por ano, esta já é a segunda vez em quatro semanas que o presidente em exercício recebe credenciais. 

Em maio, foram reconhecidas as atuações dos embaixadores de seis países. 

Nesta quinta, Temer recebeu as cartas diplomáticas dos embaixadores Filippo Francini (San Marino), John Howard Richardson (Austrália), Abdoulaye Idrissa Wagne (Mauritânia), Carlos Alfredo Magariños (Argentina), Alejandro Borda Rojas (Colômbia) e Kairat Sarzhanov (Cazaquistão). Também entregaram as credenciais ao presidente exercício Joseph Ntshikiwane Mashimbye (África do Sul), José Betancourt Rivera (Peru), Ivica Bocevski (Macedônia), Amery Browne (Trinidad e Tobago) e José Kinn Franco (Bolívia). 

De acordo com o Itamaraty, quando o embaixador chega ao Brasil, mas não há previsão da cerimônia com o presidente da República, ele entrega uma cópia da carta credencial ao Ministério das Relações Exteriores para poder trabalhar.Neste caso, contudo, informou o ministério, o diplomata não pode, por exemplo, participar de eventos oficiais nos quais o presidente brasileiro estiver presente.

Ritual muda
O formato da cerimônia de recebimento das credenciais foi modificado por Temer após ele assumir como presidente em exercício. No governo da presidente afastada Dilma Rousseff, ela recebia os diplomatas no Salão Leste, de pé, e posava para fotos.Há um mês, porém, o peemedebista passou a organizar a cerimônia no Salão Oeste, maior, no qual são colocadas cadeiras para os assessores do presidente em exercício – como o ministro das Relações Exteriores, José Serra – e do embaixador, onde eles posaram para fotos conversam por cerca de cinco minutos.
Temer recebe no Planalto credenciais de embaixadores de 11 países Temer recebe no Planalto credenciais de embaixadores de 11 países Reviewed by CM on quinta-feira, junho 23, 2016 Rating: 5