Crea-BA fiscaliza Parque de Diversão em Barreiras




As ações de fiscalização são atividades programadas e realizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia para garantir a segurança da sociedade. Em toda a Bahia, o Crea se esforça para estar presente e garantir a atuação dos profissionais nos grandes eventos. Não foi diferente na 34ª edição da Expoagro, que está sendo realizada no
Parque de Exposição Geraldo Rocha, em Barreiras. Além de toda a infraestrutura de palco, sonorização, iluminação entre outros, o Conselho também fiscalizou, no período de 05 a 08 de julho, o Parque de Diversões Cacique, que está funcionando no evento.


Na ocasião, foram apresentadas à fiscalização do Conselho todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) - documento que permite a identificação dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos. No caso do parque, as ART's são referentes às estrutura metálica, brinquedos, geradores, sanitários químicos, extintores, instalações elétricas e plano de segurança. “No que compete ao Crea, o parque está com as documentações regularizadas”, afirma o fiscal Paulo Gutemberg. A liberação para funcionamento é competência da Prefeitura de Barreiras, com o aval do Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica do município.


A atuação de um profissional habilitado para cada atividade de engenharia, garante aos visitantes que os equipamentos utilizados foram analisados por profissional que conhece e exercita as normas técnicas e de segurança. “Nosso papel é fiscalizar e orientar sobre o exercício profissional. Verificamos a existência de responsáveis técnicos e ARTs. Na ausência destes, autuamos. Não é prerrogativa legal do Crea o poder de embargar obras ou instalação de equipamentos”, esclareceu o coordenador de Fiscalização do Crea-BA e engenheiro agrônomo, João Falcão.



Mais sobre o Crea - Criado em 1934, o Crea-BA vem ampliando sua atuação com o intuito de fortalecer o relacionamento entre os profissionais do segmento tecnológico e a sociedade. Ao exigir a habilitação na realização de obras e serviços nas áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geografia, Geologia e Urbanismo nos níveis técnico e superior, o Conselho não apenas cria mecanismos de valorização dessas categorias, como também age em defesa da população.


Além dos serviços específicos como registros e vistos que regulamentam as atividades profissional e de empresas, estabelecidos pela Lei 5.194/66, o Conselho registra um dos mais importantes instrumentos de comprovação do exercício legal dessas profissões: a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, documento que permite a identificação dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos. Ou seja, tanto para os que executam quanto para aqueles que contratam serviços, a ART constitui um instrumento legal na hora de identificar a autoria e as regras contratuais, além de permitir a formação do Acervo Técnico Profissional.





Nadja Pacheco
Crea-BA fiscaliza Parque de Diversão em Barreiras Crea-BA fiscaliza Parque de Diversão em Barreiras Reviewed by CM on sábado, julho 16, 2016 Rating: 5