Explorando Júpiter: conheça a nova missão da Nasa



Neste dia 4 de julho, a sonda Juno entrou com sucesso na órbita do planeta Júpiter -- 5 anos após ser lançada da base da Nasa na Flórida (EUA), em 5 de agosto de 2011.
O satélite teve de disparar seu motor principal por 35 minutos até se aproximar e ser capturado pela gravidade do planeta. Juno faz parte de uma nova missão da Nasa que pretende investigar a origem e evolução de Júpiter



Imagem mostra a última foto capturada pela câmera acoplada à sonda antes de entrar na órbita, quando ela estava a 5,3 milhões de quilômetros de Júpiter.
 
 
Maior planeta do sistema solar, Júpiter é conhecido como o "gigante gasoso" por ser composto basicamente de hidrogênio e hélio. Sua atmosfera tem registro de grandes tempestades, sendo a Grande Mancha Vermelha a mais famosa. 

Ela é maior do que a Terra e existe há pelo menos 300 anos
Entenda um pouco da história dessa missão de exploração do planeta gigante.
Tendo quase a mesma idade do sol, Júpiter encontra-se a uma distância de 400 milhões de milhas da Terra e é o quinto planeta do sistema solar. O tempo total da viagem que Juno está realizando para chegar ao seu destino final é de cinco anos.

(Foto) Técnicos usaram um guindaste para posicionar a sonda Juno em um suporte de abastecimento, onde a nave espacial foi equipada com o propulsor necessário para a sua missão de Júpiter. A imagem foi tirada em Titusville, na Flórida, no dia 27 de junho de 2011.

Um foguete Atlas V lançou Juno ao espaço no dia 5 de agosto de 2011. A sonda irá estudar a estrutura interna, o campo magnético e gravitacional, a atmosfera e as auroras de Júpiter. Além disso, trata-se da primeira nave espacial movida a energia solar que viaja tão longe do sol.

Em seu interior, Juno transporta uma ampla gama de equipamentos científicos e uma câmera colorida para capturar Jupiter de perto.

A sonda também está levando três figuras Lego que representam Júpiter, Juno e Galileo Galilei, o homem que descobriu o dito planeta e suas quatro luas em 1610. Elas fazem parte do projeto "Tijolos no Espaço", um programa conjunto entre Nasa e Lego para inspirar os alunos na exploração da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. (MSN)


Explorando Júpiter: conheça a nova missão da Nasa Explorando Júpiter: conheça a nova missão da Nasa Reviewed by CM on terça-feira, julho 05, 2016 Rating: 5