Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, morre no RS

A ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros morreu em Porto Alegre nesta terça-feira (12) em virtude de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada por lideranças do Partido dos Trabalhadores ligadas à ex-ministra.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório nem sobre o sepultamento de Luiza
Bairros. Ela foi ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014.

Luiza Bairros era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University. Ela se graduou em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e era especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará.

Gaúcha de Porto Alegre (RS), Luiza Bairros se mudou para a Bahia em agosto de 1979, após ter contato com o Movimento Negro Unificado durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, meses antes, em Fortaleza.

Por meio de nota, a Secretaria da Cultura da Bahia lamentou a morte de Luiza. O texto cita uma declaração do titular da pasta, Jorge Portugal, que considera a ex-ministra "uma mulher aguerrida, dedicada às causas sociais". "Luiza nunca mediu esforços para transformar o Brasil num país melhor para todos, sempre com o olhar destemido e certeiro como uma flecha", acrescenta o secretário estadual.

Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e suas unidades vinculadas – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia –  lamentam a morte da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) Luiza Bairros, aos 63 anos, na manhã desta terça-feira (12), em Porto Alegre. Ela lutava contra um câncer de pulmão. A SecultBA transmite o seu pesar aos familiares e amigos.

"Uma amiga querida, uma mulher aguerrida, dedicada às causas sociais. Luiza nunca mediu esforços para transformar o Brasil num país melhor para todos, sempre com o olhar destemido e certeiro como uma flecha", declarou o secretário de Cultura, Jorge Portugal.

Gaúcha, Luiza construiu o seu histórico de militância negra e feminista na Bahia e era radicada em Salvador desde 1979. Formada em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan, Luiza ocupou a cadeira de ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014. G1
Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, morre no RS Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, morre no RS Reviewed by CM on quarta-feira, julho 13, 2016 Rating: 5