Missa Senhor dos Aflitos: Movimenta Cantinho zona rural de Barreiras

Com 292 anos de tradição, a Romaria do Senhor dos Aflitos reúne nesta segunda-feira (02), no povoado de Cantinho, zona rural de Barreiras, a 858 km de Salvador, católicos de todas as idades. Duas missas e batizados já foram realizados pela manhã, e a festa encerra pela tarde, com missa solene rezada pelo bispo de Barreiras, Dom Josafá Menezes.
A expectativa dos organizadores é que entre 12 mil e 15 mil devotos participem de toda a programação. Na missa dos romeiros, às 7h, o padre Ederaldo Bispo da Silva destacou a importância da fé e dos sacrifícios em busca do crescimento espiritual, em referência às centenas de pessoas que durante toda a noite percorreram a pé os 18 km que separam o povoado da cidade de Barreiras.

“A caminhada é uma expressão de fé popular em Jesus Cristo crucificado, que acolhe a todos nas horas de aflição”, disse o pároco da paróquia São Sebastião, que abrange a capela do Senhor dos Aflitos, Pe. Iolando Alcântara de Miranda. Ele salientou que este ano a caminhada foi acompanhada por um carro de som e teve um diferencial, pois uma missa foi iniciada na catedral de São João Batista (de onde sai a maioria dos romeiros) por volta da meia noite, teve sequência na estrada e foi encerrada na capela do Senhor dos Aflitos por volta das 4h desta madrugada.

Entre os devotos estava a aposentada Floriceia Bezerra, 67 anos, que há 61 anos participa dos festejos. “Quando vim pela primeira vez eu tinha seis anos. A estrada era outra, e a gente tinha medo das onças que tinham no caminho. Desde então venho todos os anos e estou passando a tradição que aprendi com minha mãe para meus filhos e netos”.

Ela enfatizou que este ano “especialmente, estou pedindo a recuperação da saúde para um filho doente. Mas aproveito sempre para agradecer todas as coisas boas que minha família recebe”.

HISTÓRICO DA FESTA – A imagem do Senhor dos Aflitos, esculpida em madeira, foi trazida de Portugal pelos irmãos Francisco e José Ayres da Fonseca. Em 1710, a imagem chegou em Barra. Dez anos depois, a família Ayres da Fonseca construiu a primeira capela no povoado do Cantinho e teve início a peregrinação ao local. Em 1946 foi erguida a atual capelinha.

Miriam Hermes | Sucursal Barreiras | Jornal Atarde
Missa Senhor dos Aflitos: Movimenta Cantinho zona rural de Barreiras Missa Senhor dos Aflitos: Movimenta Cantinho zona rural de Barreiras Reviewed by CM on sábado, julho 02, 2016 Rating: 5