Roubo de cargas de feijão preocupa produtores do Oeste Baiano

O feijão está tão valioso que pela primeira vez, mil sacas do grão foram roubadas em uma fazenda na cidade de Barreiras, município localizado no Oeste da Bahia. A carga que equivale a 60 toneladas precisou de três caminhões para ser transportada, segundo informações da Polícia Militar. O crime, ocorrido na madrugada do último domingo, preocupa produtores da região.
Eles aguardam, desde o fim de junho, uma resposta ao pedido de audiência com o governador Rui Costa para cobrar mais segurança.

A Associação dos Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) estima que a carga roubada signifique uma perda de R$ 520 mil. “Nós nunca havíamos imaginado que isso pudesse acontecer. É um problema sério e estamos aguardando o retorno do governador. O feijão está valorizado, com um preço em alta e por isso está sendo até roubado. Precisamos de um policiamento mais ostensivo na região”, diz o presidente da entidade, Júlio Busato, que chama atenção também para os roubos nas fazendas de soja. 

De maio para cá, a associação tem conhecimento de pelo menos cinco casos de roubo de soja. “O bandido chega na fazenda, aprisiona as pessoas que estão lá e isso começa a gerar um outro problema que é a falta de gente querendo trabalhar nas fazendas que são bem distantes da cidade”, pontua Busato. Segundo informações da polícia, até o momento, ninguém ainda foi preso pelo roubo e nem a carga foi recuperada. 

Segundo informações da Delegacia de Riachão das Neves, onde a ocorrência foi registrada na terça-feira, o roubo aconteceu na Fazenda São João 2, localizada no Anel da Soja no município de Barreiras. 

Segundo o subtenente das Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cerrado), que atendeu à denúncia, Uendson Rodrigues, cinco suspeitos chegaram armados na fazenda por volta das 18h, da tarde de domingo, quando renderam o caseiro e a esposa. “Pelo valor que o feijão está, é público e notório que isso desperta a criminalidade para este tipo de roubo”, analisa Uendson. (BN)
Roubo de cargas de feijão preocupa produtores do Oeste Baiano Roubo de cargas de feijão preocupa produtores do Oeste Baiano Reviewed by CM on quinta-feira, julho 07, 2016 Rating: 5