Saiba como registrar boletim de ocorrência na Delegacia Digital

Cerca de 330 mil boletins de ocorrência já foram registrados na Delegacia Digital da Polícia Civil da Bahia desde 2008, ano em que a plataforma foi lançada. No sistema digital é possível registrar perda ou furto de objetos e documentos, extravio de objetos ou furto de veículos, além de comunicar à polícia o encontro de uma pessoa que estava desaparecida, sem precisar sair de casa.
Nos primeiros meses de 2016 foram contabilizadas  31 mil registros, 39% a mais que o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados em julho pelo governo da Bahia.
A coordenadora da Delegacia Digital, delegada Célia Maria Miranda, esclarece que, nos casos de furtos de veículos, o cidadão deve efetuar o registro online, o que possibilita a restrição do bem, mas deve também se dirigir a uma delegacia especializada em até 24 horas.

Ainda conforme a delegada, a Delegacia Digital possibilita que o denunciante receba um protocolo que, posteriormente, dará acesso à certidão de ocorrência. Para registrar a ocorrência online é preciso entrar no site da Delegacia Digital e seguir as instruções.
As ocorrências registradas serão analisadas pela Polícia Civil antes da oficialização e emissão da Certidão de Registro de Ocorrência via internet. Aquelas ocorrências que não atenderem aos critérios estabelecidos são canceladas e o pessoa que fez o registro comunicada.
A validação dos dados com o cidadão poderá ser realizada por e-mail ou por telefone, mas a resposta à aceitação do registro só será efetivada por e-mail. Portanto, é obrigatório fornecer um e-mail válido para contato. As pessoas podem acompanhar o andamento do registro da ocorrência através dos e-mails enviados pela Polícia Civil ou através do site da Delegacia Digital.
Caso o veículo, documento ou outro objeto tenham sido subtraídos mediante violência ou grave ameaça à pessoa (o que caracteriza roubo, e não furto), não é possível registrar o bolteim de ocorrência na Delegacia Digital. Nesses casos, as vítimas devem se dirigir a uma unidade física mais próxima. Além disso, as pessoas que prestarem falsa comunicação podem ser condenadas a à detenção de 1 a 6 meses ou multa.
Do G1 BA
Saiba como registrar boletim de ocorrência na Delegacia Digital Saiba como registrar boletim de ocorrência na Delegacia Digital Reviewed by CM on terça-feira, julho 12, 2016 Rating: 5