Seca deixa municípios baianos em situação de emergência

Mais dois municípios baianos – Morro do Chapéu e Mairi -, localizados na região Norte do Estado, tiveram os decretos de situação de emergência por conta da seca reconhecidos pelo governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção Defesa Civil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (12).
Dos 60 municípios da Bahia que tiveram a situação de emergência homologada pelo governo estadual, 47 foram reconhecidos pelo governo federal.
A solicitação de homologação estadual é feita pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). 
A decretação da situação de emergência ocorre quando a falta de chuva gera prejuízos à agropecuária, geralmente a principal fonte de renda da população no interior. De acordo com explicações da Sudec, o decreto municipal precisa ter o reconhecimento federal e/ou a homologação pelo Estado. Após isso podem ser solicitados recursos federais e/ou estaduais para ações emergenciais de assistência e de restabelecimento do abastecimento de água, como Operação Carro-Pipa, instalação de poços artesianos, distribuição de alimentos ou obras estruturantes, a exemplo da construção de adutoras.
Seca deixa municípios baianos em situação de emergência Seca deixa municípios baianos em situação de emergência Reviewed by CM on quarta-feira, julho 13, 2016 Rating: 5