Sindicato Rural de LEM Reivindica Mais Segurança Para a Zona Rural do Oeste Baiano

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) estiveram em Salvador na última quarta-feira, 20, para participar de uma audiência com o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Dr. Ary Oliveira. O objetivo do encontro foi reivindicar segurança para a zona rural do oeste baiano, que vem sofrendo com os constantes furtos.


Na oportunidade, a comitiva protocolou ofício solicitando que a secretaria faça uso do serviço de inteligência para uma investigação com a finalidade de desarticular definitivamente as quadrilhas que atuam na região no roubo às propriedades rurais, bem como crie uma delegacia específica para apurar esses crimes. As solicitações são demandas dos produtores que, além da estiagem que afetou significativamente a região, estão tendo prejuízos também com a ação de criminosos. 

Em resposta, o subsecretário de Segurança Pública, Dr. Ary Oliveira, disse sobre os investimentos feitos pelo Estado da Bahia no serviço de inteligência da SSPBA, que está em nova sede; na modernização do sistema, que facilitará o registro de boletins de ocorrência e na contratação de todos os aprovados no último concurso, com a oferta de aproximadamente 1200 policiais para reforço da segurança. O subsecretário ainda expôs sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo Estado da Bahia e da possibilidade de haver um acordo de cooperação entre os estados da Bahia, Goiás e Tocantins para reforço da segurança. Uma reunião seria realizada no município de Posse (GO), no último dia 21 de julho, para discutir o assunto. 

Demandas dos produtores

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, respaldada pela comitiva que lhe acompanhava, sugeriu, diante do exposto, que a secretaria estadual de Segurança articule um acordo de cooperação para o serviço de ronda rural, bem como para a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, de modo que fossem interligadas ao sistema da Secretaria de Segurança Pública. “Os agricultores estão sofrendo sucessivos e reiterados atos de roubo de cargas de soja, feijão, produtos químicos, caminhonetes, tratores e pertences de seus escritórios e funcionários. A interferência estadual mostra-se necessária, pois conforme os relatos, os agricultores não vislumbram nas forças policiais locais, atualmente existentes, o aparato e equipe necessários para cessar os atos de violência. Poucos são os casos em que ocorre a recuperação dos bens furtados. Almejamos obter resultados concretos, com medidas que efetivamente venham a cessar a insegurança no campo do oeste baiano”, disse. 

O Sindicato esteve representado também pelos membros do conselho fiscal, Cícero Teixeira e Irineu Viccini, pelo conselheiro jurídico, Régis Ferreira, pelo gerente administrativo, Ronei Pereira e pelo produtor rural, Osvaldo Peteck. O vice-presidente da FAEB, Dr. Humberto Oliveira e o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário (SDA) da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), Adriano de Sá Bouzas, também participaram da audiência. 
Sindicato Rural de LEM Reivindica Mais Segurança Para a Zona Rural do Oeste Baiano Sindicato Rural de LEM Reivindica Mais Segurança Para a Zona Rural do Oeste Baiano Reviewed by BarreirasNoticias on segunda-feira, julho 25, 2016 Rating: 5