Temperatura em Barreiras, oeste da BA, varia 23º C do dia para a noite

Os moradores de Barreiras, na região oeste da Bahia, estão enfrentando grandes variações de temperatura, que chegam a apresentar diferenças de 23ºC do dia para a noite. Conforme
informações do Instituto Climatempo, a temperatura média durante o dia tem sido de 37,5º C. Já durante a noite, há uma queda abrupta nos termômetros e as temperaturas têm chegado a 14,5º C, com sensação térmica de 11º C.
Temperatura em Barreiras, região oeste da Bahia (Foto: Reprodução/TV Oeste) 
Temperatura em Barreiras, região oeste da Bahia
(Foto: Reprodução/TV Oeste)

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas costumam ser mais estáveis em municípios litorâneos, por conta da maior presença de vapores de água. Em municípios mais distantes do litoral, a exemplo de Barreiras, ela explica que a umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%, que é considerado baixo e impacta nas oscilações de temperatura.
"Durante o dia, chega uma grande radiação ao solo. À noite, a perda [da radiação] é muto rápida. Isso é agilizado, justamente, por não ter vapor de água na atmosfera", explica a meteorologista sobre a oscilação. 
Cláudia Valéria acrescenta que essa variação exige dos moradores um maior cuidado com a pele e com olhos.
Segundo o Climatempo, a previsão é que a variação de calor e frio no município deve seguir até o final de agosto. Até lá, os moradores revezam as sombrinhas de proteção ao sol durante o dia e os casacos de frio durante a noite.
Temperatura em Barreiras, oeste da BA, varia 23º C do dia para a noite Temperatura em Barreiras, oeste da BA, varia 23º C do dia para a noite Reviewed by CM on sexta-feira, julho 22, 2016 Rating: 5