Transporte coletivo de Barreiras sob ameaça

Temos acompanhado ameaça que poderá ser concretizada no serviço de transporte coletivo da nossa cidade, a iminente possibilidade de retirada dos ônibus que estão em circulando em Barreiras.
Nesta semana, conforme fundado comentário do nosso amigo Fernando (ZDA) Machado, há insatisfações da Viação Cidade de Barreiras, no que toca aos preços das tarifas, segundo a empresa insuficientes para remunerar o seu serviço.

As medidas já tomadas pela VCB começam a repercutir entre nós, pois alguns percursos foram suprimidos, por “medida de economia”. A continuar assim, outros cortes serão procedidos, já que o povo é a parte mais fraca quando surge um problema de tal envergadura.

Na última tentativa de reajuste, o prefeito chegou a decretar o aumento desejado pela empresa, mas um movimento popular, aliado a vários segmentos da sociedade e também da Câmara de Vereadores, barrou judicialmente aquela majoração de preço.

Sabe-se que a lide ainda reside em Juízo, que ao aceitar o processo contra o reajuste, solicitou planilha de custos para justificar o pedido e outras exigências.  Proibiu, igualmente, até o desfecho da peleja jurídica, que tanto a empresa como a Prefeitura, não poderão deliberar sobre o assunto.

Agora, pelo que soubemos, a concessionária noticiou prejuízo de quase um milhão e oitocentos mil reais, concernente aos últimos seis meses, inclusive tendo que efetuar um enxugamento na sua folha de pagamento, até que o problema seja equacionado.

Estranha-se, todavia, o silêncio da Prefeitura quanto às escaramuças praticadas e outras sobre ameaça até – pasmem – de rompimento do Contra de Concessão, fato que por si só provocaria o caos total no serviço de transporte coletivo da nossa cidade.

Na última entrevista coletiva do prefeito, ocasião do anúncio da ExpoAgro, o alcaide já aventou a possibilidade da retirada de todos os ônibus coletivos, “vez que a empresa não estava suportando trabalhar no vermelho”.

Possivelmente poderá ocorrer o colapso do transporte coletivo. Achamos que a prefeitura, ante a possibilidade dessa catástrofe, já deveria estar em campo tentando conseguir uma empresa que venha a substituir a atual, em caráter emergencial, até que se faça outra licitação, desta feita sem a participação da Viação  Cidade  de  Barreiras, que sabidamente pensa alto quando se trata de tarifa de transporte coletivo.

O povo, afinal, não pode ser o divisor de águas quando se trata do assunto do preço das passagens. Há de se encontrar um meio de se criar facilidades para os mais necessitados e não penalizá-los.

A Prefeitura poderia fazer um sacrifício, caso venha dispensar o ISS – Imposto Sobre Serviços – de 5% sobre o valor das passagens. Não é muito, mas bem que ajudaria para um desfecho satisfatório do problema.

Itapuan Cunha
Transporte coletivo de Barreiras sob ameaça Transporte coletivo de Barreiras sob ameaça Reviewed by BarreirasNoticias on quinta-feira, julho 14, 2016 Rating: 5