Justiça Eleitoral baiana incentiva a inscrição de mesários com conhecimento em Libras

A fim de garantir o amplo acesso dos eleitores surdos ou com deficiência auditiva às seções nas eleições municipais de 2016, assim como a eliminação de barreiras comunicacionais impostas a esse segmento, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) incentiva
cidadãos com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a se inscreverem para atuar voluntariamente como mesários.  

Podem se inscrever os estudantes dos cursos de Fonoaudiologia e Licenciatura, das diversas áreas do conhecimento, que já tenham cursado a disciplina Libras, os intérpretes, professores de surdos, assim como qualquer cidadão regularmente quite com a Justiça Eleitoral que possua conhecimentos básicos da língua de sinais. Os interessados em trabalhar como mesários nas seções eleitorais podem fazer sua inscrição acessando o site do Tribunal (www.tre-ba.jus.br), clicando no banner do projeto “Mesário Voluntário”, para preencher a ficha de inscrição.  

Outra opção é a inscrição presencial, diretamente no cartório eleitoral no qual o interessado esteja cadastrado como eleitor. Os que pretendem trabalhar nas mesas receptoras de votos podem, ainda, esclarecer dúvidas pelo e-mail mesariovoluntario@tre-ba.jus.br.  

Benefícios  

Para os que vão atuar como mesário, vale lembrar que os dias de serviços prestados serão recompensados com benefícios como: folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, caso previsto em edital. O incentivo do TRE-BA atende a uma das ações do planejamento estratégico do Programa de Acessibilidade, presente na Resolução 23.381/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê a implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, atitudinais e de comunicação diante do exercício do direito ao voto. Dessa forma, visa garantir o voto das pessoas com deficiência auditiva ou com mobilidade reduzida.  

Matéria: Andréa Araújo
Justiça Eleitoral baiana incentiva a inscrição de mesários com conhecimento em Libras Justiça Eleitoral baiana incentiva a inscrição de mesários com conhecimento em Libras Reviewed by CM on segunda-feira, agosto 15, 2016 Rating: 5