Mãe de 5 por fertilização festeja 1° ano de filha de gravidez natural: 'realizada'


A psicóloga Layane Cedraz, 34 anos, mãe de cinco meninos concebidos por fertilização in vitro – entre eles os quadrigêmeos Yure, Enzo, Ianic e Luigi -  festeja o primeiro ano da filha Melissa, a única gerada através de uma gravidez natural. Layane, que mora com a família em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, sempre enfrentou problemas para
engravidar e recorreu a tratamentos para realizar o grande sonho. Depois de já ter gerado os cinco garotos com ajuda da medicina, ela foi surpreendida por uma gravidez sem necessidade de fertilização. O aniversário da caçula é comemorado neste domingo (7).
Layane Cedraz com o marido e os seis filhos durante o aniversário de três anos dos quadrigêmeos (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal) 
Layane Cedraz com o marido e os seis filhos
durante aniversário de 3 anos dos quadrigêmeos
(Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)
 
"Deus, de forma misericordiosa, milagrosa, nos presenteou com a vinda de Melissa de uma maneira natural. Algo que era praticamente impossível de acontecer e como se não bastasse, uma gestação natural em meio a tantos diagnósticos que me impossibilitaram engravidar. Eu sempre tive que recorrer ao serviço de fertilização, eu não apenas engravidei naturalmente, como veio a menina que nós tantos sonhávamos. E aquele 'lugar' que precisava ser preenchido, por mais alguém, Melissa chegou e completou. Sou extremamente realizada e feliz pelos meus seis filhos", relatou.
Antes da chegada de Melissa, Layane e o marido já pensavam em ter o sexto filho, mas queriam esperar os meninos crescerem para ter uma nova criança em casa. "Mesmo com cinco filhos, eu pensava que meu coração tinha espaço para mais uma criança. Nós desejávamos muito a adoção, mas ela não aconteceria tão cedo como foi a vinda de Melissa [ela engravidou quando os quadrigêmeos ainda tinham um ano de idade], porque nós pretendíamos nos organizar financeiramente e depois realizar o sonho de ter uma menina na nossa vida", contou.
Melissa filha de Layane (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal) 
Melissa filha de Layane
(Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)
 
Melissa é muito querida e mimada pelos irmãos. Logo quando ela nasceu, um deles ficou com ciúmes, mas a situação não durou muito tempo.
"Apenas no dia do nascimento de Melissa, um dos quadrigêmeos que é muito apegado a mim, teve ciúmes. Ficou sem querer beijar Melissa e chorava muito. Dois dias depois que Melissa chegou em casa, ele continuou com o mesmo comportamento, mas foi coisa de dois dias mesmo. Depois disso foi só amor, carinho, mimo. Todos [os cinco irmãos] fazem tudo por ela", conta em tom de brincadeira.

Desejo da maternidade e rotina
Layane lembra com detalhes do processo de gravidez desde o primeiro filho e como passou a desejar cada vez mais uma filha. "Depois que Rafic [mais velho] nasceu, eu desejei muito ser mãe novamente. Rafic nos cobrava muito um irmão, então partimos para uma nova tentativa. Tive uma perda de bebê no meio do caminho, mas depois vieram os quadrigêmeos. Meu esposo sonhava muito com uma menina [filha] e Rafic queria uma irmã. Esse desejo acabou ficando mais forte no meu coração", relatou.
Ao falar dos filhos, a emoção toma conta da psicóloga por relembrar as dificuldades que teve para engravidar. "Só eu sei o que, de fato, passei para a realização do sonho da maternidade. Todas as coisas que vivi, que sofri, até descobrir os diagnósticos, para depois partir para uma fertilização in vitro. Toda expectativa que é gerada, todo investimento emocional e financeiro", disse.
Rafic, o filho mais velho, com os quadrigêmeos e a caçula na Bahia (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal) 
Rafic, o filho mais velho, com os quadrigêmeos e a
caçula (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)
Os quadrigêmeos já frenquentam a escola, o que devolveu à psicóloga um pouco de tempo para se dedicar a outras atividades fora a maternidade.
"Fico mais livre para cuidar das coisas da rotina da casa, Hoje estou fazendo um curso de gastronomia. Tenho condições de fazer mais coisas. Antes, a demanda deles era maior. Pela manhã, fico com Melissa e à tarde com os meninos que voltam da escola. Eles não dormem mais e a tarde estão com o pique total", brinca.

Curiosidades
Layane e os quadrigêmeos fazem aniversário no mesmo dia, 10 de maio. Yure é descrito pela mamãe como o mais simpático e intenso; Enzo é o mais observador e impaciente; Ianic, o mais traquino e invocado e Luigi, o mais gordinho e ciumento.
Com a chegada dos meninos, Layane, que morava em Aracaju, no estado de Sergipe, teve que se mudar para Feira de Santana, na Bahia, para ficar perto dos familiares.
Para cuidar de todas as crianças, ela conta com o apoio de duas babás durante o dia e uma à noite. Layane precisou deixar o emprego, mas este ano, por perceber maior disponibilidade de horário resolver criar um projeto chamado Ciranda de Mães, que realizou palestras durante um dia em Feira de Santana, onde mães e futuras mamães puderam compartilhar experiências, interagir e conhecer produtos para adultos e crianças.
A psicóloga também é conhecida como "Mamãe 6 Estrelas" nas redes sociais, onde ela compartilha a rotina dos filhos. Através do meio virtual Layane divide com o público, e principalmente com mães, experiências que tem com os pequenos e os momentos divertidos deles.
Melissa é a primeira filha que Layane teve por gravidez natural (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)Melissa é a primeira filha que Layane teve por gravidez natural (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)
Melissa é a primeira filha que Layane teve por gravidez natural  (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal)Melissa é a primeira filha que Layane teve por gravidez natural (Foto: Greyce Coli/Arquivo Pessoal) G1
Mãe de 5 por fertilização festeja 1° ano de filha de gravidez natural: 'realizada' Mãe de 5 por fertilização festeja 1° ano de filha de gravidez natural: 'realizada' Reviewed by CM on domingo, agosto 07, 2016 Rating: 5