O Brasil não foi descoberto em 1500

Pode parecer estranho, mas o Brasil não "existe" só a partir de 1500, com a chegada de Pedro Álvares Cabral e companhia. Também não estamos falando dos índios que aqui moravam quando os portugueses chegaram.

A arqueologia brasileira é vasta em achados: temos fósseis de mais dez mil anos, isso sem falar em desenhos rupestres e restos de fogueiras que podem ser os mais antigos da América, que contestam inclusive as teorias norte-americanas sobre a entrada dos primeiros povos no continente.
Por que, então, esta faceta brasileira é tão pouco valorizada? A resposta pode estar na cultura. Do Uol

"No Brasil, nosso olhar é sempre do país do futuro, ocorre um apagamento do passado. Diferente de países como México e Peru, o Brasil é construído e pensado a partir da chegada dos portugueses. A gente apaga tudo o que veio antes. Por isso que temos essa relação com as comunidades indígenas, de apagamento e exclusão. A partir do momento que você divulga a ideia de que o Brasil é miscigenado você apaga tudo que vem antes"

Louise Affonso, professora da Universidade Federal de Pelotas, especialista em turismo arqueológico
O Brasil não foi descoberto em 1500 O Brasil não foi descoberto em 1500 Reviewed by CM on terça-feira, agosto 30, 2016 Rating: 5