ONU pede que aeroportos se preparem para impactos do aquecimento global

A agência de aviação civil das Nações Unidas pediu na terça-feira aos aeroportos que comecem a se preparar para os impactos severos do aquecimento global nas suas operações. A Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), com sede em Montreal, Canadá, advertiu em seu relatório ambiental de 2016 sobre o aumento da cobertura de nuvens em aeroportos no Oriente Médio e na América Latina, o que afeta a visibilidade, como resultado do aumento das temperaturas e da umidade.
A Icao também ressaltou a necessidade de proteger pistas costeiras em todo o mundo do aumento do nível dos mares.
O relatório alertou sobre o aumento das turbulências causadas por mudanças nas correntes de jato atmosféricas, das tempestades de areia e poeira entupindo os motores, e das ocorrências de gelo nas asas. "A robustez de aeronaves e a robustez de todo o sistema de aviação devem ser cuidadosamente monitoradas, enquanto o setor terá de se preparar para as condições meteorológicas mais extremas que são esperadas no futuro, conforme o clima continua mudando", disse a Icao no relatório. "Os principais efeitos serão mais evidentes dentro de três ou quatro décadas", afirmou a agência. "Não há, portanto, motivo para pânico". Mas, acrescentou, "uma resposta racional em todos os aeroportos seria realizar avaliações de risco de infraestruturas existentes e novas, a fim de pensar no futuro, reduzir os riscos, minimizar os custos de ciclo de vida e garantir a confiabilidade e a regularidade do setor da aviação". 
Como um exemplo de infraestruturas em risco, o relatório observou que, dos 46 aeroportos da Noruega, 20 estão "muito expostos" e vários têm pistas menos de quatro metros acima do nível do mar. Uma avaliação de 2014 revelou que vários destes correm risco de inundação. (AFP)
ONU pede que aeroportos se preparem para impactos do aquecimento global ONU pede que aeroportos se preparem para impactos do aquecimento global Reviewed by CM on quarta-feira, agosto 03, 2016 Rating: 5