Policiais dos EUA aparecem em vídeo em que negro desarmado é morto

A polícia de Chicago, nos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira (6) um vídeo mostrando os momentos que antecedeu e o que sucedeu a morte de um jovem negro de 18 anos, que estava desarmado e foi baleado pelas costas por um policial em 28 de julho. As imagens
foram obtidas por câmeras instaladas nos uniformes dos agentes, mas o momento em que os tiros foram disparados não foi divulgado. Segundo a polícia, o momento não foi registrado porque o dispositivo não estava funcionando ou estava desligado.

O jovem morto, Paul O'Neal, tinha roubado um veículo e tentava fugir das autoridades pelas ruas de Chicago - as imagens divulgadas começam neste ponto. Dois agentes disparam suas pistolas contra o veículo conduzido por O'Neal, que se choca contra outro carro da polícia. Após o impacto, O'Neal sai do veículo e corre em direção ao quintal de uma casa. Vários policiais o perseguem quando um policial atira, acertando suas costas. Embora o momento não tenha sido registrado diretamente, é possível ouvir o barulho dos disparos pela gravação da câmera de um outro policial, que estava chegando ao local. 

A sequência da gravação mostra um agente gritando "mãos atrás das costas" e "atirou contra a gente" e xingando O'Neal, que teve a cabeça pressionada contra o chão. Sua esposa corre para buscar ajuda, e quando retorna o jovem já estava com as costas ensanguentadas. 

O vídeo mostra então o diálogo entre os agentes, pelo menos meia dúzia deles, comentando sobre o que aconteceu. Um deles pergunta se o jovem atirou, mesmo estando desarmado. "Ele disparou contra a gente, certo?", questiona, enquanto outro lamenta seu destino após o disparo: "Agora vou passar 30 dias em uma mesa". 

Após o incidente, a polícia de Chicago suspendeu de suas funções três dos agentes envolvidos no tiroteio por ter "violado" os protocolos do corpo. O superintendente da polícia de Chicago, Eddie Johnson, prometeu que, se for comprovado que os agentes são culpados, eles terão que "prestar contas" por isso.(G1)
Policiais dos EUA aparecem em vídeo em que negro desarmado é morto  Policiais dos EUA aparecem em vídeo em que negro desarmado é morto Reviewed by CM on sábado, agosto 06, 2016 Rating: 5