São Desidério: CAEE realiza o I Seminário Sobre Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

O Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE de São Desidério, visando à melhoria no atendimento inclusivo, e em parceria com a Secretaria de Educação e com o Movimento de Inclusão Pela Qualificação do Especial Independente, Ong MIQUEI de Barreiras, promoveu nos dias 29 e 30 de agosto, o primeiro Seminário Sobre Inclusão Social
da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de contribuir na formação de professores da rede de ensino municipal, estadual e particular da sede e zona rural do município.
O seminário contou ainda com a presença da secretária de educação Alaídes França,  profissionais da MIQUEI, da psicopedagoga clínica e palestrante Maureen Coité, representante da Associação de Amigos Autistas-AMA, equipe de profissionais do CAEE, técnicos da Secretaria de Educação e representantes da APLB.  
Durante os dois dias do evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores e na Escola Presidente Castelo Branco, houve dinâmicas interativas e apresentação musical, jogos educativos, palestra sobre “Deficiência e Educação”, “Autismo e Educação” e oficinas de libras, de braile e de música. 
O dia Nacional da luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro, e para a presidente da MIQUEI, Ivanete Passos, “muitos municípios tem uma certa carência na área de educação inclusiva, e a MIQUEI neste mês de setembro vem ofertar a estes municípios seminários sobre a inclusão do deficiente. Hoje aqui em São Desidério os professores tem essa oportunidade de se qualificar, de buscar conhecimentos e sanar as dúvidas”, disse.
O desejo da coordenadora do CAEE, Claudia Nunes, é que as pessoas com deficiência sejam incluídas e não integradas ao meio social. “Neste propósito o CAEE luta e continuará lutando em prol da Inclusão Social, pois a cada ano vem crescendo o número de alunos com deficiência matriculados no ensino regular. Nós profissionais da educação temos que estar preparados diante desse novo desafio”, assegura. E a psicopedagoga e palestrante completou, “eu diria que os deficientes físicos nunca estão sozinhos eles sempre terão o nosso apoio”, disse Maureen.

Texto e fotos: Fafá Iglesias
São Desidério: CAEE realiza o I Seminário Sobre Inclusão Social da Pessoa com Deficiência São Desidério: CAEE realiza o I Seminário Sobre Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Reviewed by CM on quarta-feira, agosto 31, 2016 Rating: 5