Secretaria de Assistência Social comemora 10 anos do CRAS

Para comemorar os 10 anos do Centro de Referência de Assistência Social de São Desidério-CRAS, a Secretaria de Assistência Social, realizou nos dias 15 a 17 de agosto, uma programação de atividade de integração, intervenções teatrais, jogos, dinâmicas, atividades socioeducativas, roda de conversa, oficina vivencial de juventude, encontro de
idosos e palestras.
O evento contou com a participação dos usuários dos serviços, família da área de abrangência do CRAS, equipes de referências, instituições da rede de proteção social, da secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa, funcionários e comunidade local.
No primeiro dia de comemoração, foram realizadas com as crianças brincadeiras, atividades educativas, e jogos. E, no dia seguinte, aconteceu uma roda de conversa com as mulheres sobre relação familiares e o enfrentamento à violência doméstica com a equipe do CREAS, e da Delegada da Delegacia da Mulher de Barreiras-CRAM. “ Esse é um momento muito importante para todas as mulheres, pois, a nossa região tem um índice muito grande de violência domestica e muitas delas ainda omissas. Peço para quem sofre ou sabe que existe mulher passando por qualquer tipo de violência que denuncie”, alerta a delegada do CRAM, Claudia Duarte.
O último dia de programação do CRAS foi com idosos, onde fizeram várias reflexões acerca dos Direitos da pessoa idosa, atividades laborais e de integração. Houve ainda uma palestra com sobre Direitos Previdenciários da pessoa idosa com a Assistente do INSS de Barreiras, Francisca Oliveira. “ Hoje a palestra é focada no direito da pessoa idosa garantido pela politica publica da Previdência Social com ênfase em aposentadoria, pensão, empréstimos consignado e alterações dos benefícios”, explicou.
A dona de Vandelice Pereira de 64 anos moradora do distrito do Sitio Grande, participa projeto Ativ´ Idade desde 2008. “Depois que eu conheci o grupo Ativ`Idade minha vida mudou, para mim foi uma grande vantagem, e acredito que todos dessa idade tem que se envolver e melhorara a qualidade de vida”, aconselhou.
E para finalizar as comemorações a RECICLABANDA de Barreiras  tocou com instrumentos confeccionado com objetos reciclados.  “ Foram dez anos fazendo a alegria de muitas família do município, a minha felicidade só cresce, porque sei que as crianças e todos os usuários que faz parte do CRAS estão satisfeitos”, finalizou a secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins
Secretaria de Assistência Social comemora 10 anos do CRAS Secretaria de Assistência Social comemora 10 anos do CRAS Reviewed by CM on segunda-feira, agosto 22, 2016 Rating: 5