Sem passar em branco! Martine Grael e Kahena garantem ouro na vela

Desde 1996 o Brasil é presença certa em pódios de Jogos Olímpicos quando o esporte é a vela. Desta vez, quem marcou presença não foi Robert Scheidt, mas sim Martine Grael e Kahena Kunze. Elas garantiram a medalha de ouro na disputa da 49erFX, nesta quinta-feira.
A prata ficou com a dupla da Nova Zelândia, Alex Maloney e Molly Meech, o bronze para as dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen.

As brasileiras chegaram a essa última prova empatadas na primeira posição com as as espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos, e as dinamarquesas. Mas foi com a dupla da Nova Zelândia com quem travou uma disputa acirrada pela primeira colocação na medal race. A diferença na chegada foi de apenas dois segundos. As brasileiras terminaram a prova com o tempo de 21m21s.
A 49erFX fez sua estreia olímpica nos Jogos do Rio. Seu primeiro mundial foi em 2013 e desde então todo ano teve uma campeã diferente. Martine e Kahena venceram em 2014 - o primeiro ouro em um mundial da vela feminina do Brasil - e ganharam o primeiro evento-teste da Olimpíada. No ano seguinte alternaram vitórias e segundos lugares, mas viram as adversárias crescerem. Faturaram o segundo evento-teste e perderam o mundial de 2015 na regata da medalha para as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich. Este ano ficaram em sexto no mundial vencido pelas espanholas Tamara Echegoyen e Berta Betanzos.

As provas finais da vela começaram no início da tarde desta quinta-feira. No 470 feminino, o ouro ficou com a dupla eslovaca Tina Mrak e Veronika Macarol. A prata para as holandesas Afrodite Zegers e Anne Loes. O bronze ficou com a dupla da Nova Zelândia Jo Aleh e Polly Powrie. No masculino, o pódio ficou assim: Sime Fantela e Igor Marenic, da Croácia, com o ouro; Mathew Belcher e Will Ryan, da Austrália, com a prata; e bronze com os gregos Panagiotis Mantis e Pavlos Kagialis.

Na 49er Masculina, os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke terminaram a regata da medalha em primeiro lugar e puderam comemorar a vitória com sobras. A Austrália, com Nathan Outteridge e Iain Jensen chegou em 4º lugar e levaram a prata. O bronze ficou com os alemães Erik Heil e Thomas Ploessel, que fecharam a regata no 8º lugar. G1

Sem passar em branco! Martine Grael e Kahena garantem ouro na vela Sem passar em branco! Martine Grael e Kahena garantem ouro na vela Reviewed by CM on quinta-feira, agosto 18, 2016 Rating: 5