Senador afirma que 'manda' no Distrito Federal e indica até 'melancia'

Declarações polêmicas do senador Hélio José (PMDB-DF) foram gravadas em uma reunião com servidores da Secretaria de Patrimônia da União (SPU) no Distrito Federal. O peemedebista afirmou que indica “quem quiser”, até uma melancia para a Secretaria, que disse ser “dele”. De acordo com o jornal O Globo, o senador é suplente do governador
Rodrigo Rollemberg no Senado. Ele teria se irritado com a resistência de funcionários de carreira a uma indicação dele. "Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser aqui, eu vou colocar", afirmou Hélio José a servidores da secretaria. "A partir de hoje, a SPU é responsabilidade minha, do senador Hélio José, gabinete 19 da (Ala) Teotônio Vilela", completou.

INDICAÇÃO A reportagem destaca que Hélio indicou Francisco Nilo Gonsalves Júnior para o cargo de superintendente da SPU, que é subordinada ao Ministério do Planejamento. Nilo tinha função de confiança no Senado, ele foi nomeado para a SPU mas ainda não tomou posse. O senador se revoltou com funcionários da secretaria, que administra terras da União no DF. 

Os servidores não aprovam a indicação de Hélio pois temem suposto conflito de interesses com imobiliárias. Hélio José disse que quem não concorda com a nomeação deve “esvaziar as gavetas e cair fora”. Mônica Aparecida Lopes era uma das funcionárias. Ela se sentiu ofendida com o que o senador disse e decidiu pedir exoneração de cargo de chefia logo após a declaração. "Eu me senti agredida. 

O clima entre os servidores ficou muito ruim. Não assino mais nada", afirmou em entrevista ao Globo. O Planalto tentou minizar a polêmica e disse que " senador foi infeliz na sua declaração". "Se equivocou. Ele (Hélio) não pode, neste governo, nomear ninguém que não tenha os requisitos exigidos por lei para exercer uma função pública", afirmou o ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo. 

A publicação tentou contato com Francisco Nilo e a SPU, mas não obteve respostas. Em nota, Hélio José somente disse que seu apadrinhado tem perfil técnico, e não é ligado a imobiliárias.
Senador afirma que 'manda' no Distrito Federal e indica até 'melancia' Senador afirma que 'manda' no Distrito Federal e indica até 'melancia' Reviewed by CM on sábado, agosto 06, 2016 Rating: 5