Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia


Encerrado na última sexta-feira (29), estudantes e profissionais de saúde participaram do I Simpósio de Aleitamento Materno do Oeste da Bahia. Realizado pela Liga Interdisciplinar de Saúde da Criança (LISC), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e coordenado pelos professores Daiene Rosa Gomes e Mússio Pirajá Mattos, o evento integrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno e reforçou a importância dos benefícios e cuidados que as mães devem ter durante a amamentação dos bebês.


Ao participar da organização do Simpósio, a estudante do 10º semestre de Psicologia da FASB, Lanna Maura Sá Teles, acredita que este tipo de atividade possibilitou ampliar a sua formação acadêmica ao trazer uma visão abrangente e profunda sobre o tema.  Já a acadêmica do 3º semestre de Farmácia da UFOB, Jessica Nunes Guimarães, entende que o evento expandiu a rede de contatos entre profissionais e estudantes interessados em noções ligados à importância da amamentação e do aleitamento materno.

Evento pioneiro na região oeste da Bahia, o coordenador do I Simpósio de Aleitamento Materno, Mússio Pirajá, acredita que a união de várias áreas do conhecimento e Instituições de Ensino foi o diferencial para o sucesso do debate. “A nossa Liga tem como papel fundamental a importância da interdisciplinaridade e com o I Simpósio de Aleitamento Materno do Oeste da Bahia não poderia ser diferente. Existem diversas questões direcionadas por uma equipe multidisciplinar que podem contribuir para a promoção da saúde da gestante, lactante e lactente", afirma.

Essa relação foi destacada durante a mesa redonda “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, que contou com a participação da coordenadora do curso de enfermagem da FASB, Éricka Dorfey; João Mauricio Moreira Araújo, médico pediatra do Hospital do Oeste; Edinilza Silva Machado Medeiros, enfermeira obstetra e professora da FASB; e do coordenador do curso de Psicologia da FASB, Cristian Rodrigo da Silveira. Participaram do evento os estudantes de Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia da FASB e de Biologia, Farmácia, Medicina e Nutrição da UFOB, assim  como professores e técnicos administrativos da UFOB.

Programação - Os temas "banco de leite humano: Organização, funcionamento, prevenção e controle de riscos", "Leite Materno: Alimento funcional", "Importância do aleitamento materno para a saúde bucal", "Amamentação na primeira hora de vida: benefícios e desafios", "Aleitamento materno: discutindo os tabus em torno da amamentação", "O uso da translactação como método de transição para o sucesso do aleitamento materno exclusivo", "Intervenção precoce na prematuridade: Shantala, banho de ofurô e mãe canguru", "Políticas e programas de aleitamento materno: avanços e desafios", "Uso e orientação de medicamentos antidepressivos durante a gestação e lactação", "Aleitamento materno: Uma vitória para toda a vida" foram debatidos por meio dos palestrantes, Márcio Vasconcelos Oliveira, Mariana Ribeiro dos Reis, Suelly Pinto Teixeira de Morais, Aline Terra do Bomfim, Débora Cruz Porcino, Lancaster Monteiro Diniz, Tassia Peixoto Ribeiro, Marlus Henrique Pereira, Mússio Pirajá Mattos e Daiene Rosa Gomes, respectivamente.


Araticum
Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia Simpósio debate aleitamento materno no Oeste da Bahia Reviewed by BarreirasNoticias on quarta-feira, agosto 03, 2016 Rating: 5