A 18 dias da eleição, emissoras de TV demoram a definir sobre debates

O tempo mais curto para a realização da campanha eleitoral não afetou apenas os candidatos baianos. Até o momento, emissoras com tradição na realização de debates entre os postulantes ainda têm poucas definições sobre quando e como serão realizados os embates nas TVs abertas. A 18 dias da votação do 1º turno, apenas a TVE, em parceria com
a rádio Educadora FM, e a Record Bahia confirmaram toda a estrutura. Na TVE, o debate será realizado no dia 22 de setembro, das 20h40 às 22h40. Até o momento, já confirmaram a presença os candidatos Fábio Nogueira (PSOL), Rogério Tadeu Da Luz (PRTB), Célia Sacramento (PPL), Alice Portugal (PCdoB), Cláudio Silva (PP) e Pastor Sargento Isidório (PDT).

O prefeito ACM Neto (DEM) é o único que não informou se comparecerá ou não ao debate. Das demais emissoras, a Rede Bahia até o momento tem apenas a previsão de realizar o embate no dia 29, mas só deve fechar os detalhes na próxima semana. 

A TV Aratu ainda estuda a possibilidade de realizar o encontro por questões de audiência e financeiras. A Band Bahia, que possui um dos embates mais tradicionais entre os candidatos, informou que não fará debate no primeiro turno. Outra indefinição por enquanto é a presença de ACM Neto. 
Em entrevista ao Bahia Notícias, o atual prefeito informou que só vai participar dos debates cujas regras tenham a concordância de sua equipe. “Nós vamos avaliar as regras dos debates propostos, porque existe uma premissa prevista na lei, existe também uma decisão adotada pelo Supremo Tribunal Federal. Então os debates que sejam objeto da nossa concordância, eu estarei, aqueles cujas regras eu não concordar, eu não estarei”, alegou. Interlocutores próximos ao democrata garantem que isso significa que Neto não irá aos encontros em que forem chamados os representantes de partidos menores, que não teriam direito de participar do embate. 

Pela legislação eleitoral, as emissoras só são obrigadas a convidar as legendas ou coligações que tenham ao menos nove representantes na Câmara dos Deputados, que deixaria de fora Célia Sacramento e Rogério Da Luz. (por Rebeca Menezes - Bahia Notícias)
A 18 dias da eleição, emissoras de TV demoram a definir sobre debates  A 18 dias da eleição, emissoras de TV demoram a definir sobre debates Reviewed by CM on quinta-feira, setembro 15, 2016 Rating: 5