Embasa levará água para mais dois povoados em Barreiras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está finalizando a obra de extensão de rede para levar abastecimento de água para mais dois povoados da zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia. Os moradores de Boqueirão do Rodrigues e Tábua de Água Vermelha passarão a ser beneficiados com água tratada e canalizada. A Embasa, em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e Prefeitura Municipal, investiu R$ 80,9 mil no assentamento de cerca de quatro mil metros de rede distribuidora para atender 48 famílias.

Ao acompanhar de perto a obra, Marcos Paulo Lourenço, 38, está ansioso para ver a rede chegar na sua casa. Nascido e criado em Tábua de Água Vermelha, ele disse que esperou a vida toda para ter água tratada na torneira. “A água do riacho que passa por ali é salobra e não é segura. Coloco cloro na água para beber, mas, mesmo assim, existe o risco de ter verme, giárdia e ameba”, explica ele, que mora com os quatro filhos e esposa. Por causa da distância entre as casas dos povoados, o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, explica que a obra vem sendo executada há cerca de cinco meses. “À medida que vem sendo ampliada a rede, as ligações aos imóveis são imediatamente executadas para trazer o benefício mais rápido aos moradores”, explica.

É o caso do casal Ivan Magalhães Batista, 43, e Helenita da Silva Batista, 38, que já vem sendo beneficiado com a extensão da rede. Também moradores da Tábua de Água Vermelha, eles mudaram a sua rotina há menos de quatro meses quando instalaram um reservatório para guardar a água tratada levada pela Embasa. “Antes tínhamos que ir até a cidade, há 18 quilômetros de distância, para trazer água para cozinhar a tomar banho. Só tinha antes a água do riacho que não serve para isto”, lembram.

A Embasa abastece atualmente 51,3 mil imóveis da sede e de 20 povoados da zona rural de Barreiras. A empresa está investindo, com previsão de conclusão até o final do ano, na ampliação da estação de tratamento para aumentar a vazão de água tratada em 50%, garantindo o abastecimento, em uma projeção futura de crescimento, até 2025.

Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras
Embasa levará água para mais dois povoados em Barreiras Embasa levará água para mais dois povoados em Barreiras Reviewed by BarreirasNoticias on sexta-feira, setembro 02, 2016 Rating: 5