Hormônio do amor aumenta espiritualidade das pessoas

Um recente estudo da Universidade de Duke vem dar mais um passo nas investigações científicas acerca da espiritualidade ao revelar que o hormônio do amor pode estar por trás desta sensação de ligação com o ‘eu’ interior.

Conta o site LiveScience que os investigadores norte-americanos concluíram que a oxitocina
não está apenas relacionada com o amor e os sentimentos positivos que tem a ver com terceiros, mas também com a espiritualidade.

Para a investigação participaram 83 homens com idades compreendias entre os 35 e os 64 anos. Aleatoriamente, os voluntários foram convidados a usar um spray nasal com este hormônio e outro com placebo (pertencendo estes ao grupo de controle) e a responder a questionários sobre os seus sentimentos e sensação de espiritualidade. Salienta-se que nem os participantes nem os investigadores sabiam quem estava sob o efeito do hormônio do amor ou não.

A principal conclusão do estudo - publicado na Social Cognitive and Affective Neuroscience - indica que os homens que tomaram oxitocina estavam mais espirituais no momento do questionário e também uma semana depois do teste, algo que não foi notório com os participantes que pertenceram ao grupo de controle.

Segundo o LiveScience, os investigadores conseguiram notar maiores níveis de espiritualidade entre os participantes que receberam o hormônio via nasal uma vez que concordaram mais vezes com frases como “sei que existe um sentido de vida mais amplo” e “toda a vida está interligada”.
Contudo, os investigadores salientam que a oxitocina não deve, por agora, ser chamada de hormônio da espiritualidade, uma vez que esta sensação pode depender de muitos outros fatores, incluindo a educação e as experiências vividas.

Hormônio do amor aumenta espiritualidade das pessoas Hormônio do amor aumenta espiritualidade das pessoas Reviewed by CM on sábado, setembro 24, 2016 Rating: 5