Judoca Lúcia Teixeira perde na final e repete prata de Londres no Rio-2016

A judoca Lúcia Teixeira conquistou nesta sexta-feira, 9, a primeira medalha paralímpica do Brasil na modalidade no Rio de Janeiro. Repetindo sua campanha em Londres-2012, ela faturou a prata, ao ser derrotada na final pela ucraniana Inna Cherniak, na categoria
até 57kg, na Arena Carioca 3.
A brasileira foi dominada com facilidade pela rival e perdeu a luta por Ippon por imobilização, após somente 40 segundos de disputa. Com a derrota, Lúcia perdeu a chance de se tornar a primeira mulher do País a conquistar ou ouro no judô paralímpico.

Para chegar à final, a brasileira derrotou a chinesa Lijing Wang e a japonesa Junko Hirose, que veio a ficar com o bronze, junto da sul-coreana Hana Seo. O judô paralímpico conta com atletas que apresentam diferentes graus de deficiência visual, que vai da classificação B1, a mais severa, à B3, a mais moderada. Todos competem juntos, divididos somente pela categoria de peso.

Mais cedo, outros dois judocas brasileiros foram eliminados de forma precoce na Paralimpíada. Abner Nascimento, na categoria até 73kg, e Harlley Arruba, até 81kg, foram derrotados logo na primeira luta.

Com o pódio de Lúcia Teixeira, o Brasil conquistou sua segunda medalha do dia. A outra foi obtida por Daniel Martins, que levou o ouro nos 400 metros na classe T20 (deficientes mentais). No total, a delegação anfitriã soma seis pódios.
Judoca Lúcia Teixeira perde na final e repete prata de Londres no Rio-2016 Judoca Lúcia Teixeira perde na final e repete prata de Londres no Rio-2016 Reviewed by CM on sexta-feira, setembro 09, 2016 Rating: 5