MPF denuncia deputado Carlos Ubaldino e prefeito de Nova Soure-BA

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Nova Soure (BA), José Arivaldo Ferreira Soares, por crimes de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e corrupção, investigados pela Operação Águia de Haia. O órgão ofereceu, ainda, denúncia contra o empresário Kells Belarmino, apontado como líder da organização criminosa, e contra o deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD). 

De acordo com o MPF, há suspeitas de que os denunciados tenham desviado quase R$ 1,5 milhão em Nova Soure. Segundo investigações conduzidas pelo órgão, Kells Belarmino simulou no município licitação com concorrência entre as empresas Prescon Informática Assessoria Ltda. e Ktech – Key Technology Gestão e Comércio de Software Ltda. 
As irregularidades teriam tido participação do prefeito, da secretária de Educação do município, Robelia Aragão da Costa, do pregoeiro Mirivaldo Raimundi Santos, e do controlador, Jean Carlos da Silva, apontado por intermediar o contato de Kells com a Prefeitura de Nova Soure. 
O deputado Carlos Ubaldino é apontado por José Arivaldo e pela secretária como intermediador do contrato entre as empresas e o município. “Os depoimentos prestados tanto pelo prefeito de Nova Soure quanto pela secretária de Educação deixam claro que a demanda para contratação do software de autoria das empresas de Kells Belarmino surgiu por influência do deputado Carlos Ubaldino, já que 'conheceram o projeto' na Assembleia Legislativa da Bahia, ou seja, foram cooptados durante a apresentação”, afirma o MPF. 


A denúncia foi encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A Águia de Haia apura desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por diversos prefeitos de municípios baianos em licitações.
MPF denuncia deputado Carlos Ubaldino e prefeito de Nova Soure-BA MPF denuncia deputado Carlos Ubaldino e prefeito de Nova Soure-BA Reviewed by CM on domingo, setembro 11, 2016 Rating: 5