Nova sede do MPT em Barreiras será inaugurada nesta sexta-feira, 16

A nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Barreiras, oeste da Bahia, será inaugurada nesta sexta-feira, 16, às 18h, com uma solenidade que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury, e o procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro. O imóvel, localizado na Rua 19 de Maio, 141, Centro, foi praticamente reconstruído para atender às necessidades do órgão, que atua na defesa dos interesses difusos da sociedade dentro das relações de trabalho.

Com a nova sede, trabalhadores, empregadores, advogados, servidores e procuradores do órgão terão um espaço adequado para a realização de audiências, para a coleta de denúncias de descumprimento das leis trabalhistas e para o acompanhamento dos processos judiciais movidos pelo MPT. A unidade do órgão de Barreiras atende a 62 municípios na região oeste do estado e move ações em três cidades com varas da Justiça do Trabalho: Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Irecê.

Foram investidos na obra R$1 milhão, recursos próprios do órgão. São aproximadamente 500m² de área construída, em dois pavimentos. A nova sede conta com duas salas de audiências, salas de espera e recepção. O imóvel conta ainda com sanitários adaptados, plataforma elevatória e piso táctil indicativo nas áreas de circulação. O prédio tem três gabinetes, total acessibilidade, detector de metais, estacionamento para cinco veículos privativos, além de uma edícula no fundo. Os pisos são todos em porcelanato e as fachadas com alumínio composto.

Para a solenidade de entrega da nova sede, são aguardadas autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário dos 62 municípios que integram a área de abrangência da unidade do MPT de Barreiras. O órgão permaneceu durante o período da obra funcionando na Rua Marcos Freire – bairro Renato Gonçalves, mas já se encontra instalado no novo endereço (Rua 19 de Maio, 141). A unidade do MPT em Barreiras funciona de segunda a sexta-feira da 7h30 às 15h30, com atendimento ao público externo sendo realizado das 9h às 15h, horário em que podem ser feitas denúncias, encaminhados documentos e solicitadas vistas de inquéritos e demais procedimentos. O telefone do MPT em Barreiras é (77) 3613-9450.

O MPT é um dos ramos do Ministério Público da União, que também compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Compõem o MPT a Procuradoria Geral do Trabalho, com sede em Brasília, 24 Procuradorias regionais instaladas nas capitais dos estados e Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTM), instalados em cidades do interior do país. Na Bahia, existem sete subsedes do MPT: Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista, além da sede em Salvador.

Área de abrangência


Os municípios que são atendidos pela unidade do MPT de Barreiras são América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Catolândia, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ibotirama, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jaborandi, João Dourado, Jussara, Lapão, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Uibaí, Wanderley,  Xique-Xique e Muquém de São Francisco.

Ascom MPT
Nova sede do MPT em Barreiras será inaugurada nesta sexta-feira, 16  Nova sede do MPT em Barreiras será inaugurada nesta sexta-feira, 16 Reviewed by BarreirasNoticias on quarta-feira, setembro 14, 2016 Rating: 5