Salvador: Com vantagem em pesquisas, ACM Neto ‘escolhe’ não participar de debates

Para quem acompanha o acirramento dos ânimos nas eleições municipais, a disputa pela prefeitura de Salvador em 2016 é uma decepção. Depois de pesquisas do Ibope/ TV Bahia e do Babesp/ Bahia Notícias apontando vantagem do prefeito ACM Neto (DEM) na tentativa de reeleição, até mesmo os mais otimistas adversários do gestor admitem que o cenário é difícil de reverter.
A consequência prática para os adeptos de assistir de camarote aos embates entre os candidatos é, além da redução do número de debates, a possibilidade bem pequena de participação de ACM Neto.

Em público, o prefeito não fala sobre o assunto. Transfere para a assessoria de campanha a definição se participa ou não de debates, imputando as regras como determinantes para a escolha. Porém interlocutores próximos ao gestor sugerem que o teto é: com os nanicos, ACM Neto não participa das discussões televisionadas. E, por nanicos, entende-se as candidaturas de Rogério Da Luz (PRTB), Célia Sacramento (PPL) e Fábio Nogueira (PSOL) – que teria as nove cadeiras na Câmara dos Deputados, que tornaria obrigatória a participação do PSOL, apenas se a coligação com a Rede for levada em consideração. A estratégia de ACM Neto é não gastar tempo e evitar criar desgastes com adversários fora do páreo. 

Os debates seriam o momento ideal para que o atual prefeito fosse alvo de críticas pela administração em curso. Faz sentido. Diante do cenário favorável a ele, todavia, sobram adversários fora da disputa. Entre gastar gordura com desgastes desnecessários e seguir o rumo justificando que o excesso de candidatos não permite um debate saudável, é fácil identificar qual escolha ACM Neto vai fazer.
Salvador: Com vantagem em pesquisas, ACM Neto ‘escolhe’ não participar de debates Salvador: Com vantagem em pesquisas, ACM Neto ‘escolhe’ não participar de debates Reviewed by CM on quarta-feira, setembro 21, 2016 Rating: 5