24 de outubro – DIA MUNDIAL DE COMBATE A POLIOMELITE

Você já ouviu falar da poliomielite? Conhece alguém que teve paralisia infantil? Para muitos, a pólio se tornou um problema tão distante, de um tempo longínquo e que não nos traz mais riscos. Não é bem assim!! Enquanto houver um caso de pólio em qualquer lugar do planeta, todos os países, todos nós, estamos correndo riscos.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença
infectocontagiosa provocada pelo Poliovírus. A doença pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores e pode ocorrer em apenas em um dos membros.
Mas é possível erradicar essa doença? SIM! E é por isso que o Rotary trabalha arduamente.
Em 1979, o Rotary se envolveu com a erradicação da pólio e tinha como meta imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas, em 5 anos. Com o sucesso da meta, em 1985, o Rotary iniciou o Programa Pólio Plus, o mais ambicioso da sua história: imunizar todas as crianças do mundo contra a pólio! A proposta teve apoio dos órgãos de saúde internacionais e sob orientação e assessoria de Albert Sabin (que descobriu a vacina oral antipólio), os trabalhos foram iniciados.
Em 1995, o Rotary estabeleceu uma força tarefa junto aos governos. E em 2000 o Rotary uniu-se à Fundação das Nações Unidas em busca de apoio do setor privado. As forças foram só aumentando e atualmente, Rotary é o principal contribuinte financeiro não governamental na batalha pela erradicação global da pólio.
Milhares de rotarianos têm contribuído para a erradicação da pólio, distribuindo a vacina a camelo, helicóptero, caminhão ou motocicleta; trabalhando em postos de vacinação e na conscientização pública quanto à importância da vacina; mobilizando voluntários e desenvolvendo programas que gerem renda para esta causa em todo o mundo.
O Rotary Club não contribui só financeiramente, mas advoga pela causa. Já conseguimos reduzir 99,9% dos casos de pólio no mundo. Falta muito pouco para erradicarmos a poliomielite, mas precisamos de sua ajuda.

Veja a seguir como você pode contribuir para essa causa e proteger as crianças da paralisia infantil: 

* A vacina, que custa apenas US$0,60, protege as crianças da doença pela vida toda. Faça sua doação em um clube de Rotary ou pelo site: https://www.rotary.org/myrotary/pt/take-action/end-polio
* Aumente a conscientização pública. Converse com sua família e amigos sobre a causa, escreva sobre a pólio em suas redes sociais, siga nossa campanha: “end pólio now”, #endpolionow
* Busque apoio de instituições e pessoas que se sensibilizem com a causa.
O Rotary Club Barreiras Rio de Ondas se reúne toda segunda-feira no Hotel Solar das Mangueiras. Visite-nos! rotarybarreiras.ba@gmail.com
24 de outubro – DIA MUNDIAL DE COMBATE A POLIOMELITE 24 de outubro – DIA MUNDIAL DE COMBATE A POLIOMELITE Reviewed by CM on segunda-feira, outubro 24, 2016 Rating: 5