ECONOMIA BRITÂNICA ENFRENTA MONTANHA-RUSSA PELO BREXIT

A economia britânica enfrentará “turbulências e uma montanha-russa” durante as negociações de saída da União Europeia, advertiu nesta segunda-feira o ministro das Finanças,
Philip Hammond. 

“Devemos esperar algumas turbulências enquanto avançamos neste processo de negociação”, disse à BBC Hammond, que nesta segunda-feira discursará no congresso anual do Partido Conservador britânicos.
 “Haverá um período de dois anos ou talvez mais em que as empresas não saberão qual acabará sendo o estado final de nossas relações com a União Europeia”, completou.

Nesta segunda-feira, a libra caiu nesta segunda-feira ao menor nível em relação ao euro em três anos, depois que o governo anunciou que iniciará o processo de ruptura com a União Europeia até março de 2017. Às 4h40 de Brasília), um euro era negociado a 87,46 pence, o menor nível da libra desde agosto de 2013, antes de estabilizar-se a 87,20 pence.

Hammond admitiu que as empresas estão adiando investimentos por conta da incerteza: “Se não atuarmos para contra-atacar os efeitos, isto terá um impacto no crescimento e no emprego”.

Hammond disse que o grande desafio é manter a estabilidade da confiança dos consumidores e das empresas. “Temos que esperar um período no qual a confiança suba e desça, parecido como uma montanha-russa, até que alcancemos um acordo final”, afirmou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou no domingo que o Reino Unido ativará até o fim de março de 2017 o processo para retirar o país da UE. Após a notificação oficial, as duas partes terão dois anos para negociar a saída do Reino Unido.



O Globo

ECONOMIA BRITÂNICA ENFRENTA MONTANHA-RUSSA PELO BREXIT ECONOMIA BRITÂNICA ENFRENTA MONTANHA-RUSSA PELO BREXIT Reviewed by CM on segunda-feira, outubro 03, 2016 Rating: 5