Mais de mil pessoas aguardam transplante de órgãos

Uma pesquisa inédita revela que 1.019 pessoas com até 18 anos aguardam um transplante de órgãos no Brasil. São Paulo lidera o ranking por estado, com 408 crianças e adolescentes na lista, seguido de Bahia com 73 e os estados do Pará e Rio de Janeiro, com 72 cada.
O levantamento foi feito pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).
Segundo o estudo, o maior número de pacientes na lista aguarda um transplante de córnea: 617. Rim, com 321 na fila de espera; coração, com 38; e fígado, com 34 pessoas, estão logo na sequência.
Nascido em Brasília, Lucas Neres, de 18 anos, foi diagnosticado com bronquiolite obliterante quando tinha dois anos e tem apenas um pulmão. O coordenador de remoção de órgãos da ABTO, José Lima, afirma que a falta de comunicação entre secretarias estaduais de saúde leva os pacientes a peregrinar pelo Brasil. 
Mesmo assim, o país é a segunda nação do mundo no ranking de programas de transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos. A falta de informação e o medo dos familiares na hora de autorizar a doação de órgãos de parentes mortos também contribuem para esse problema, segundo José Lima. Em média, a recusa no caso de potenciais doadores no Brasil é de 44%. (Band)
Mais de mil pessoas aguardam transplante de órgãos Mais de mil pessoas aguardam transplante de órgãos Reviewed by CM on sexta-feira, outubro 28, 2016 Rating: 5