Programa Bahia sem Fogo reforça patrulhamento aéreo na Chapada Diamantina

Mais um reforço para a prevenção de incêndios na região da Chapada Diamantina foi anunciado pelo Governo do Estado. O patrulhamento aéreo, utilizando helicópteros e aviões, que faz parte do programa Bahia sem Fogo 2016, é um acolhimento às demandas do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
“Todo esse processo dá uma grande eficácia na prevenção de incêndios florestais, evitando o aumento dos custos e, principalmente, o impacto ambiental”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Um helicóptero é utilizado para a realização do monitoramento por parte do Corpo de Bombeiros. Inicialmente usado para identificar focos de incêndio, a aeronave está preparada para iniciar combate em casos de constatação de queimadas. “As ações são feitas em dois turnos, com o intervalo de duas horas a cada dia. A aeronave sai do aeroporto de Lençóis com bombeiros a bordo, equipados para o combate de incêndio”, destacou o subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, major Jean Vianey. A edição deste ano do Bahia sem Fogo foi lançada na quinta-feira (13), durante a abertura do 18º Festival de Lençóis. 
O objetivo é prevenir as ocorrências de incêndio a partir da conscientização das pessoas que moram e visitam a Chapada e o Oeste da Bahia, justamente no período de seca nessas duas regiões. O Bahia sem Fogo também está realizando oficinas de educação ambiental por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para que os mesmos se tornem atores e multiplicadores dessas ações. (Folha Geral)
Programa Bahia sem Fogo reforça patrulhamento aéreo na Chapada Diamantina Programa Bahia sem Fogo reforça patrulhamento aéreo na Chapada Diamantina Reviewed by CM on domingo, outubro 16, 2016 Rating: 5