“Próxima guerra será última para o Hamas”, alerta ministro israelense

O ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, alertou nesta segunda-feira (24) que a próxima guerra na Faixa de Gaza será “a última”. Ele acredita que Israel acabará com o Hamas, grupo político-terrorista que administra a região. Em entrevista ao jornal palestino Al Quds, ele esclareceu que o governo de Israel não tem nenhuma intenção de iniciar um novo confronto, “mas se eles impuserem uma nova guerra, esta será a última.
Será o último confronto porque os destruiremos totalmente”. Acrescentou que “não temos nenhuma intenção de começar uma nova guerra contra nossos vizinhos da Faixa de Gaza, ou na Cisjordânia [governado pelo Fatah], no Líbano ou na Síria”. Quando aceitou dar uma entrevista à mídia palestina, uma prática pouco comum, Lieberman sabia que iria ser ouvido pelos seus inimigos declarados. 

O Ministro clamou ainda para que os moradores de Gaza, chamados por ele de “reféns do Hamas”, pressionem por uma mudança. Lembrou que, apesar da ajuda humanitária vinda de diferentes partes do mundo, há muito desemprego e miséria em solo palestino. Desde que assumiu a pasta em maio, Lieberman ajudou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a consolidar um dos governos mais conservadores da história de Israel.

Na entrevista, criticou  presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas, lembrando que ele não cumpre os compromissos assumidos anteriormente. Entre 2008 e 2014 ocorreram três guerras entre o Hamas e Israel. Desde o fim da última, ambos mantêm uma tensa trégua. O disparo de foguetes contra o Estado judeu, feita de forma frequente, é um “lembrete” constante de que a paz está distante. Na segunda-feira (24), após ser atacado, Israel respondeu com sua força aérea bombardeando uma posição do Hamas. Não houve mortos nem ferido. Com informações de Daily Mail
“Próxima guerra será última para o Hamas”, alerta ministro israelense “Próxima guerra será última para o Hamas”, alerta ministro israelense Reviewed by CM on quarta-feira, outubro 26, 2016 Rating: 5