Servidores de Itamaraju são demitidos e querem acionar na Justiça

Cerca de 400 pessoas foram desligadas, segundo funcionários (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Servidores da prefeitura de Itamaraju, sul da Bahia, querem entrar na Justiça contra o Município, porque dizem que cerca de 400 trabalhadores foram demitidos sem aviso. A prefeitura da cidade não informou a quantidade de servidores demitidos.
Samuel Cancela era gari há 13 anos na cidade e foi demitido na segunda-feira (3). "Já que
eles iriam tirar a gente, eles tinham que avisar bem antes, para a gente poder projetar as coisas", reclama. O contrato venceria ainda no dia 31 de dezembro.

Assim como ele, centenas de funcionários contratados em todas as secretarias foram dispensados. A Secretaria de Obras do Município perdeu o maior número de pessoas e a maior parte trabalhava na limpeza urbana. Pelas ruas da cidade, é possível ver lixo acumulado.

Até quem trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi desligado, como o motorista Nivaldo Junior. "Recebi ligação da coordenadora à tarde, marcando reuniao para 18h30, e chegando lá na base, ela fez esse comunicado, com técnicos de enfermagem e os condutores", contou.

Os funcionários contrataram o advogado Stanislau Castro, que vai entrar com mandado de segurança coletivo porque diz que as demissões são ilegais. "A legislação eleitoral estabele que os contratados não podem ser demitidos até a posse dos novos eleitos", justifica.

O secretário de Administração, Jorge Kálid, diz que os contratos poderiam ser rescindidos a qualquer momento. "Esses contratados assim que foram nomeados poderiam ser depois de 30, 60 ou 40 dias poderiam ser exonerados. A partir de outubro e novembro, o Fundo de Participação [dos Municípios] diminui muito, então para o gestor dar continuidade no final do ano, e tem obrigação nas suas contas pagar o 13º, houve esse corte", explica.
Sobre o lixo, a prefeitura disse que equipamentos para limpeza estão com problemas, mas estes serão resolvidos. G1
Servidores de Itamaraju são demitidos e querem acionar na Justiça Servidores de Itamaraju são demitidos e querem acionar na Justiça Reviewed by CM on sexta-feira, outubro 07, 2016 Rating: 5