A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR TROMBOSE?

A resposta é sim. Trata-se, no entanto, de um evento raro. É preciso ter muito cuidado com essa informação! Em primeiro lugar, o que é trombose venosa? É o entupimento de uma veia, geralmente da perna, por um coágulo, que pode causar dor e inchaço no local. Um problema mais sério de fato ocorre, se pequenas partes desse coágulo se desprendem da veia da perna e alcançam os pulmões, podendo provocar uma embolia pulmonar, quadro que pode ser muito grave, com alterações das funções pulmonares e cardíacas.
Importante lembrar que, para que isso ocorra, alguns fatores são predisponentes, como por exemplo, o tabagismo, a obesidade, a presença de doenças graves como o câncer e fatores relacionados à gravidez, ao período pós-parto e ao uso de métodos anticoncepcionais hormonais. E é nesse ponto que temos que ter atenção! A trombose venosa pode ocorrer em uma ou duas mulheres jovens (até 35 anos) em cada 10 000 não usuárias de métodos anticoncepcionais hormonais e, entre as usuárias, esse evento passa para duas a quatro mulheres a cada 10 000.
Durante a gravidez, o risco de esse número aumentar é multiplicado por cinco. No período pós-parto, é sessenta vezes maior. Assim, observamos que o uso de anticoncepcionais hormonais aumenta o risco trombose venosa, mas esse risco, em números absolutos, é muito baixo. E os benefícios de poder planejar a gravidez de forma eficaz é um argumento muito consistente para que as mulheres continuem a usar esse tipo de método anticoncepcional.
 (Do Viva Saúde)
A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR TROMBOSE? A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PODE CAUSAR TROMBOSE? Reviewed by CM on domingo, novembro 06, 2016 Rating: 5