Brasil tem 14 feriados em 2017

Em 2016, o segundo semestre foi meio “magrinho” para folgas. Já em 2017 os feriados prolongados serão bem melhores do ponto de vista das “emendas” ou “enforcamentos” no mesmo período. Motivo de alegria para trabalhadores e estudantes, em geral, o número de feriados sofre críticas dos empresários do setor produtivo. A Brasil terá 14 feriados em 2017. 

Já a Bahia contará com mais uma folga, incluíndo o Dois de Julho, data da Independência da Bahia. Os dois cálculos incluem segunda e terça-feira de Carnaval, além da quarta-feira de Cinzas. Embora os feriados impliquem em impacto na produção econômica, o número de dias festivos no Brasil é similar ao de muitos outros países. Estudo internacional da consultoria em recursos humanos Mercer calculou que o número de feriados nacionais é semelhante aos de países como Canadá, França, Itália e Suécia, com 11 feriados cada. 

Os Estados Unidos têm 10 feriados nacionais, ainda que empresas privadas não sejam obrigadas a liberar seus funcionários, diz a Mercer. Na América Latina, a Colômbia é campeã, com 18 dias anuais de feriados, seguida por Argentina e Chile (15 cada). O México, por sua vez, tem apenas sete feriados. Em 2015, segundo o Ministério do Planejamento, foram nove feriados oficiais. 

No ano passado, calculou-se que, com menor paralisações, o setor comercial deixou de movimentar cerca de R$ 92,7 bilhões no Brasil, em decorrência de 11 feriados. O cálculo, contudo, deixa de levar em conta a movimentação financeira que envolve as demandas dos que viajam e dos inúmeros setores contemplados, além de não mensurar os diversos feriados estaduais e municipais (a exemplo de aniversários das cidades), que se somam aos nacionais, assim como os dias “enforcados” – aquelas sextas ou segundas-feiras quando os feriados caem na quinta ou na terça.

O número significativo de “enforcamentos” de feriado leva algumas empresas a descontar folgas nesses dias dos bancos de horas de alguns funcionários, explica Karla Costa, consultora de remuneração e mobilidade global da Mercer. 

Segundo ela, “em países da Europa ou da América do Norte, diversos feriados são móveis – transferidos para segunda ou sexta-feira justamente para que não se percam dias úteis ou para evitar que caiam na véspera do final de semana e sejam inapelavelmente estendidos”. 

Em 2017, datas como a Sexta-feira da Paixão e o Dia de Tiradentes, também uma sexta-feira, ambas em abril; o Dia do Trabalhador, uma segunda-feira, em maio; e uma série de datas comemorativas, como Corpus Christi, em junho; Independência do Brasil, em setembro; Nossa Senhora Aparecida, em outubro; Dia de Finados, em novembro, caem numa quinta-feira e tendem a levar ao “enforcamento” do dia seguinte, uma sexta-feira. Também o Natal e o Ano Novo, devem levar à ampliação do feriado por caírem em uma segunda-feira. 

Em Salvador, há ainda datas consolidadas como pontos facultativos, a exemplo da Festa do Bonfim que paralisa áreas da capital e o Carnaval que agora se estende por sete dias, com início na quarta-feira, 22 de fevereiro - embora os feriados carnavalescos propriamente ditos aconteçam nas segunda e terça-feiras, 27 e 28 daquele mês. A quarta-feira de Cinzas, no próximo ano, cai dia 1º de março.Os 15 feriados oficiais do próximo ano incluem as datas que caem em domingos. Portanto, programe desde já suas folgas para aproveitá-las melhor.
Brasil tem 14 feriados em 2017 Brasil tem 14 feriados em 2017 Reviewed by CM on sábado, novembro 05, 2016 Rating: 5