Campeão olímpico Lars Grael é destaque do Encontro sobre Acessibilidade do TRT5

Medalhista olímpico no iatismo e gestor do Projeto Instituto Rumo Náutico, Lars Grael é um dos destaque do 4º Encontro sobre Acessibilidade do TRT5, que acontecerá no dia 2 de dezembro, para comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O evento é
gratuito ao público, que pode se inscrever na hora (Rua Bela Vista do Cabral, 121, Nazaré). O esportista, que perdeu sua perna direita após um acidente no mar, fará a explanação intitulada “Viver é como velejar, vale vencer!”, mostrando o trabalho social que desenvolve com jovens de baixa renda.

Já o doutor da PUC-SP Edgilson Tavares de Araújo falará sobre o primeiro ano de funcionamento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146 de 6 de julho de 2015), que traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes com o objetivo de garantir cidadania a essas pessoas. A nova legislação garante condições de acesso à educação e à saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias, como taxas diferenciadas em escolas e cobranças diferenciadas em planos de saúdes. Atualmente, no Brasil, há 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Um dos maiores especialistas sobre o tema do país, o consultor e autor de livros consagrados sobre inclusão social Romeu Kazumi Sassaki abordará as barreiras no ambiente de trabalho, que inclui espaços físicos e sanitários apropriados, meio de transporte acessível, comunicação adequada, acessibilidade digital e correta ergonomia. “No Brasil, a inclusão profissional está apenas começando, por iniciativa de algumas poucas empresas, geralmente multinacionais, ou seja, influenciadas pela prática inclusivista já adotada por essas mesmas empresas em seus países de origem, os Estados Unidos, por exemplo”, afirma.

A abertura do Encontro ficará a cargo da presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, primeira cadeirante a comandar um Tribunal na Justiça do Trabalho em todo o país. Aos dois anos, ela foi acometida pela pólio. A doença não a limitou em buscar seus sonhos, e, agora, alcançar o mais alto posto de sua carreira na Bahia. Na oportunidade, a magistrada lança o novo portal do TRT5, que passa a adotar recursos de acessibilidade, adotando o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), que cumpre as exigências do Estatuto da Pessoa com Deficiência e são de aplicação compulsória nos órgãos do Poder Executivo, podendo ser implementados em outras esferas.


Secretaria de Comunicação Social do TRT5
Campeão olímpico Lars Grael é destaque do Encontro sobre Acessibilidade do TRT5 Campeão olímpico Lars Grael é destaque do Encontro sobre Acessibilidade do TRT5 Reviewed by CM on segunda-feira, novembro 28, 2016 Rating: 5