Primeira candidata a chegar a local de prova do Enem irá esperar por 11h

A primeira candidata do Exame Nacional do Ensino Médio Médio (Enem) a chegar ao Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, irá aguardar 11 horas para começar a responder as provas deste sábado (5). Lavínia Maria Gonçalves, de 17 anos, chegou à instituição de avaliação às 7h [horário local], mas só terá acesso às questões às 18h, após o pôr-do-sol. Isso ocorre porque a jovem está entre os 76 mil concorrentes que se declaram sabatistas e têm o sábado como um dia santo.

Lavínia poderia ter chegado ao local de prova até as 12h, horário de fechamento dos portões na Bahia, estado que está fora do horário de verão. Entretanto, afirma que preferiu se antecipar por morar em um bairro distante da instituição de ensino onde irá prestar o exame. Ela mora em Plataforma, no subúrbio de Salvador, sendo que a avaliação ocorre no bairro de Ondina. "Queria chegar com tranquilidade. Cheguei aqui e não tinha ninguém ainda", declarou.

A jovem chegou acompanhada da avó, que preparou uma mochila especial para neta. "A espera vai ser grande. Trouxe aqui o almoço, lanches e água. Não custa nada dar essa forcinha", diz Maria Sancho Gonçalves, de 61 anos, que fez companhia à candidata que está no segundo ano do ensino médio e pretende fazer o Enem para obter experiência para o próximo ano, quando pretende concorrer ao curso de medicina.

ENEM 2016 - SÁBADO (5) – SALVADOR (BA) - Ana Vitória, de 17 anos, e a mãe Railda Machado, de 65 anos, em Salvador (Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia)
Assim como Lavínia Gonçalves, a candidata Ana Vitória, também de 17 anos, irá aguardar 7h30 para responder as provas. Sabatista, ela chegou à instituição de ensino acompanhada da mãe adotiva, Railda Machado, de 65 anos, às 9h30. "Vim para dar segurança e força. Ela é muito nova e precisa desse apoio", afirmou a idosa.

Ansiosa, a filha disse que também está fazendo a prova para obter experiência. Ela é outra candidata que pretende concorrer ao curso de medicina. "Para passar, tenho que quase fechar a prova. Então, vim logo fazer o teste", ressaltou.

Lavínia e Ana vão participar do Exame em um dos locais de prova que teve a avaliação cancelada devido às ocupações de protesto contra a PEC 241, mas que voltou a integrar as instituições que prestariam a avaliação na segunda lista divulgada pelo Inep. Lavínia tinha ficado feliz com a mudança . "Ia ter mais tempo de estudar", brincou. Já Ana  diz que ficou tensa com a primeira informação de cancelamento. "Queria me livrar logo. Que bem que voltaram atrás", constatou.

Os candidatos sabatistas chegaram a fazer um culto com hinos religiosos e orações no pátio do local de prova antes da abertura dos portões, que aconteceu às 11h, no horário local.       Do G1 BA


Primeira candidata a chegar a local de prova do Enem irá esperar por 11h Primeira candidata a chegar a local de prova do Enem irá esperar por 11h Reviewed by CM on sábado, novembro 05, 2016 Rating: 5