São Desidério: Eleição Direta para gestor escolar acontecerá em dezembro


A secretária de Educação, Alaídes França reuniu-se nesta quinta-feira, 03, no auditório da Prefeitura Municipal com coordenadores, supervisores, diretores e vice-diretores escolares para apresentação do decreto que visa promover o processo eleitoral para escolha dos diretores e vice-diretores das escolas públicas municipais que atuarão nos próximos dois anos (2017/2018), além de explanar também a portaria de nomeação da Comissão Coordenadora Municipal para organização, execução e avaliação do processo das eleições, a qual é composta por representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação, da APLB – Sindicato e SINDSESD. 
O processo eleitoral contará com a participação de toda comunidade escolar e será direto, ou seja, o voto vai ter o mesmo peso para professores, funcionários, alunos maiores de 16 anos e pais de alunos menores, tornando o processo de escolha mais democrático. A realização do processo eleitoral acontecerá no dia 02 de dezembro e a posse dos eleitos está prevista para 04 de janeiro de 2017. Poderão candidatar-se para a função, todos os servidores da educação pertencentes ao quadro permanente do pessoal nos cargos de professor, com a disponibilidade de 40 horas semanais de trabalho e 20 horas semanais para o cargo de vice-diretor, além de outros requisitos, como a participação em cursos de gestão escolar. 

 “A Gestão Democrática nas escolas na rede pública municipal é um avanço e constituída com a participação ativa da comunidade escolar, oportunizando as eleições de dirigentes, a liberdade de expressão, de criação e de organização coletiva da escola. Realizou-se, hoje, de forma coletiva e colaborativa, a segunda reunião para planejamento e encaminhamentos da eleição de dirigentes escolares, que foi produtiva. Comprava-se melhoria na gestão democrática, mas é irrefutável sua necessidade para qualidade do ensino para a formação de homens e mulheres com poder de decisão e aptos a participar na sociedade, pois é assim que se faz educação democrática”, afirma a secretária de Educação, Alaídes França. 

Texto: Adinete Batista 
Fotos: Arquivo da Secretaria de Educação
São Desidério: Eleição Direta para gestor escolar acontecerá em dezembro São Desidério: Eleição Direta para gestor escolar acontecerá em dezembro Reviewed by CM on quarta-feira, novembro 09, 2016 Rating: 5